Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Outubro Rosa: UPAE Garanhuns integra mutirão de mamografias

Outubro Rosa: UPAE Garanhuns integra mutirão de mamografias

  • Saúde

No mês que se discute a conscientização e alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Garanhuns (UPAE Garanhuns), se une à outras UPAEs da Rede FGH para realizar um grande mutirão de mamografias e ultrassonografias de mama.

A campanha teve início nessa terça-feira (1°) e se estende até o final de outubro, na própria unidade, assim como nas UPAEs de Carpina, Escada e Salgueiro. Todas ampliaram suas ofertas mensais para receber, não só mais usuários, mas também profissionais de saúde da rede pública.

Com a ação, a expectativa é realizar, durante todo o mês, uma média de 2,8 mil exames de mamografias nas UPAEs de Carpina, Escada e Garanhuns. Só na UPAE Garanhuns, a expectativa é ofertar mais de 200 mamografias que o normal. Já a UPAE Salgueiro espera zerar sua fila de ultrassonografia de mama, com uma oferta de 130 exames.

“As vagas estão sendo preenchidas por meio da Central de Regulação das Geres e estamos dando prioridades a pacientes já cadastradas e em fila de espera por esses exames. Também estamos cuidando de quem cuida da gente, por isso, reforçamos as agendas para profissionais de saúde do Dom Moura e V Geres”, explica a coordenadora de Cuidados Interdisciplinares da UPAE Garanhuns, Tayana Guerra.

O câncer de mama, quando detectado precocemente, tem uma taxa de cura de até 95%. Por isso, é fundamental conscientizar a população sobre a detecção precoce por meio de exames preventivos, como a mamografia e, até mesmo, as ultrassonografias de mama, que contribuem com a investigação de áreas suspeitas detectadas em mamografias ou exames clínicos e podem ajudar a diferenciar entre cistos (que são sacos cheios de líquido e geralmente benignos) e massas sólidas, que podem indicar a presença de um tumor.

“Tão importante quanto os exames, são as ações de educação que estaremos desenvolvendo durante todo o mês. O conhecimento é fundamental para a detecção precoce e, consequentemente, salvar vidas”, completou a coordenadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *