Dezembro chega introduzindo celebração de fim de ano e encontro de patrimônios imateriais à programação do Paço do Frevo. De 6 a 8 de dezembro, o museu recebe a Escola Pernambucana de Choro para apresentações que promovem o diálogo do ritmo com o Frevo, além de cantata natalina do Recicoral, ambos com acesso gratuito.
A Escola Pernambucana de Choro fará dobradinha no Paço. Nesta sexta-feira, (6), às 12h, o projeto “Hora do Frevo” traz um time de professores da Escola para apresentação que revelará a influência do Frevo na alma do Choro.
Sob a batuta dos mestres Junior Teles, Rafael Marques, Ângelo Lima, Mozart Ramos, Julio Cesar, João Paulo Albertim e Bruno Nascimento, o público poderá apreciar a fusão de elementos rítmicos, melódicos e harmônicos que compõem a essência do estilo. A apresentação, no térreo do museu, desvendará como compositores consagrados, a exemplo de Capiba, transitaram entre gêneros musicais.
No domingo (8), às 10h30, é a vez dos alunos da Escola Pernambucana de Choro armarem uma roda em frente ao Paço do Frevo para um passeio pelos clássicos do ritmo.
No sábado (7) tem recital de Natal do Recicoral no térreo do museu, às 16h, sob a regência do maestro Júlio César Soares. Formado por cantores de blocos líricos e entusiastas da música pernambucana, o grupo apresenta canções que refletem o encantamento do frevo de bloco e do ciclo natalino com aspectos da cultura regional, como o pastoril.
PAÇO DO FREVO – O Frevo é patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e do Brasil pelo Iphan e um convite à celebração da vida. Em Pernambuco, o Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão. Reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do nosso país, o museu atua nas áreas de pesquisa e formação em dança e música e na difusão das agremiações por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas,
O Paço do Frevo é um equipamento da Prefeitura do Recife com iniciativa da Fundação Roberto Marinho e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2024 o museu tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor do Instituto Cultural Vale e do Mercado Livre, o patrocínio da Rede e Vitarella, o copatrocínio da SulAmérica, com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.
SERVIÇO
- Apresentação da Escola Pernambucana de Choro
Sexta-feira, 6 de dezembro, às 12h, no térreo do Paço do Frevo
Dia 8 de dezembro, às 10h30, em frente ao Paço do Frevo
Acesso gratuito
- Recital de Natal com o Recicoral
Sábado, 7 de dezembro, às 16h, no térreo do Paço do Frevo
Acesso gratuito
Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife. Horários: terça a sexta, 10h às 17h; sábado e domingo, 11h às 18h. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia), entrada gratuita às terças-feiras. pacodofrevo.org.br | @pacodofrevo
Fotocapa: Hugo Muniz – Paço do Frevo