Neste domingo (7), o Parque Estadual Dois Irmãos promove mais uma edição do projeto ‘Domingo no Parque’. Este é um evento que ocorre no primeiro domingo de cada mês com atividades extras para os visitantes.
Neste dia, além das atividades já existentes nos finais de semana, os visitantes poderão participar de uma programação alternativa que inclui trilha, oficinas, palestras, enriquecimento ambiental e atividades lúdicas para as crianças. O intuito dessa programação é incentivar o contato com a natureza e fomentar práticas sustentáveis.
A palestra deste mês terá o tema “Penas ao vento: Explorando a origem e as características fascinantes das aves” , ministrada pelos graduados em biologia, Higor Ferreira, do Laboratório de Paleontologia e Sistemática (LAPASI), e Nathalya Alves, do Laboratório de Ecologia & Evolução de Aves (ORNITOLAB).
A palestra é voltada para todo o público e tem o objetivo de chamar a população para exercer uma ciência cidadã, por meio do conhecimento, observação e práticas que auxiliem na conservação das espécies de aves.
Todas as oficinas ocorrem simultaneamente durante o domingo, em todo parque. O valor está incluso no ingresso, que custa R$ 5 (entrada inteira) e R$ 2,50 (meia entrada). O acesso é gratuito para crianças até cinco anos. Pessoas a partir de 60 anos, estudantes portando a carteira estudantil, professores, pessoas com deficiência e, quando necessário, seu respectivo acompanhante, têm direito à meia entrada. O parque estará aberto das 09h às 16h.
Para participar da trilha é necessário fazer a inscrição no prédio administrativo do parque e usar calça comprida e sapatos fechados.
Programação completa:
09h às 16h – Exposição “Floresta Irmã”, “Os Sentidos da Floresta”, “Explorando o pré-histórico e as características das aves” atividades lúdicas voltadas à educação ambiental.
10h – Palestra “Penas ao vento: Explorando a origem e as características fascinantes das aves”.
11h – Trilha do Visgueiro e banho de sol com a Salamanta da Caatinga.
14h – Circuito: Mata Atlântica (passeio guiado pelo zoológico e trilha, com monitores explicando sobre as características desse bioma).
15h – Conhecendo o tamanduá-mirim, atividade na qual os visitantes podem ver o animal mais de perto enquanto conhece sobre suas características.