Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Pátio de Feira de Casa Amarela recebe ação contra violência de gênero com foco na Lei Maria da Penha

Pátio de Feira de Casa Amarela recebe ação contra violência de gênero com foco na Lei Maria da Penha

  • News

Nesta sexta-feira (14), o Pátio de Feira de Casa Amarela receberá mais uma ação de conscientização sobre a violência de gênero. O projeto “Dialogando sobre a Lei Maria da Penha nos Espaços Públicos”, promovido pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da CONVIVA Mercados e Feiras – Autarquia Municipal, e da Secretaria da Mulher, levará informações e orientações ao público das 10h às 12h.

A iniciativa visa quebrar o silêncio em torno da violência doméstica e familiar, incentivando a população a reconhecer sinais de agressão e buscar apoio. Durante a ação, serão distribuídos panfletos informativos e oferecidas orientações sobre o ciclo da violência, os direitos das vítimas e os canais de denúncia e acolhimento.

A Lei Maria da Penha (Lei federal nº 11.340/06), que fundamenta a campanha, define violência contra a mulher como “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”. O objetivo do projeto é ampliar o acesso a essa informação, garantindo que mais mulheres conheçam seus direitos e saibam onde buscar ajuda.

A campanha faz parte de um protocolo de intenções assinado entre a CONVIVA e o TJPE, que, desde novembro de 2023, vem promovendo ações educativas em mercados, anexos e pátios de feiras do Recife, como os mercados públicos da Boa Vista, Encruzilhada, Nova Descoberta, Casa Amarela, São José e Madalena.

“Levar ações de conscientização aos mercados públicos é fundamental para fortalecer a prevenção e o combate à violência de gênero. Já realizamos essa ação conjunta em outros equipamentos públicos e seguiremos ampliando essas iniciativas para romper o silêncio sobre esse grave problema”, afirma o diretor-presidente da CONVIVA, Gabriel Leitão.

COMO PEDIR AJUDA – A Secretaria da Mulher do Recife permanece em constante ampliação de espaços, equipamentos e serviços disponíveis para o combate à violência de gênero.

Além das Salas da Mulher, disponíveis nas unidades dos Centros Comunitários da Paz (Compaz), Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Ariano Suassuna (Cordeiro), Dom Hélder Câmara (Coque) e o recém-inaugurado Paulo Freire (Ibura), a população de mulheres cis ou trans pode contar com o serviço do WhatsApp 24h (81) 9.9488.6138.

Outros serviços referenciais podem ser encontrados no Centro Clarice Lispector (Rua Dr. Silvia Ferreira, 122, Santo Amaro) e no Serviço Especializado e Regionalizado – SER Clarice Lispector (Avenida Recife, 700, Areias).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *