Após vários investimentos, o município de Cupira, no Agreste Pernambucano, se mantém no pódio com a menor evasão escolar do estado, à frente das 184 cidades pernambucanas. Os dados são do Programa “Busca Ativa Escolar”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, edição 2024.
Este é o quarto ano consecutivo que Cupira fica em primeiro lugar na redução, desde 2021, ano em que o Unicef passou a estabelecer metas para os municípios participantes que almejam o “Selo Unicef”, o qual Cupira foi contemplada pela primeira vez, neste ano.
A premiação do selo tem reconhecimento internacional concedida às cidades que atingem metas de políticas públicas voltados à promoção e consolidação dos direitos das crianças e adolescentes.
Em 2021, ano pandêmico, Cupira aderiu ao “Programa Busca Ativa”, a evasão escolar foi reduzida em 98%. Naquele ano, cerca de 60% dos alunos estavam fora da escola. No ano seguinte, cerca de 1,5% não compareciam ao ambiente escolar, mas o “Busca Ativa” conquistou 98,5%. Já neste ano (2023), a evasão ficou abaixo de 0%.
Lá em 2020, o município tinha 3.800 alunos matriculados. Já em 2024, os números de educandos nas escolas municipais subiram para 5.170.
Os resultados obtidos são compreendidos a partir dos investimentos da Prefeitura e executados pela Secretaria de Educação. Cupira tem todas as escolas e creches climatizadas.
Já os alunos recebem regularmente material didático, mochilas e uniforme escolar. Além do mais, os professores têm os pisos salariais atualizados, como também recebem tablets, notebooks, salário e décimo antecipados. Como diferencial, as escolas municipais contam, ainda, com videomonitoramento e alarmes para intensificar a segurança dos alunos e profissionais da educação.
O Programa Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).