Determinação, coragem e fé são adjetivos marcantes para os mais de 100 peregrinos de Santo Amaro, que partiram ontem (03) da Igreja de Santo Amaro das Salinas, na Capital Pernambucana, em direção a Matriz de Santo Amaro, em Taquaritinga do Norte, totalizando 170 quilômetros durante seis dias de caminhada.
Os caminhantes chegam ao seu destino, no próximo sábado (08), onde, serão acolhidos na entrada da cidade, pelo pároco, prefeito, autoridades locais e a Banda Dom Luiz de Brito, seguindo até a Matriz para receber a Santamarana (certificados de participação), além de uma benção do Padre das Romarias.
O trajeto passa por 11 municípios e faz parada em oito, seguindo o percurso: iniciando em Recife, seguindo por Moreno, São Lourenço da Mata, (Matriz da Luz e Tiúma), Paudalho (Povoado de Guadalajara, São Severino dos Ramos), Carpina, Lagoa do Carro, Limoeiro (Vila Mendes), Bom Jardim, Surubim (Povoado Lagoa da Vaca), Vertentes (Povoado Junco) e encerrando na Terra do Café, Taquaritinga do Norte.
Durante o percurso os caminhantes são orientados desde a roupa ideal até o melhor modo de caminhar, como prevenir insolação, onde encontrar apoio médico, entre outras dicas que podem ser encontradas no Guia da Caminhada de Santo Amaro, também disponibilizado no ato da inscrição junto com um kit, composto por uma camisa, um cajado, uma pequena cabaça e uma bandeira branca símbolo da paz.
“Mais um ano estamos ansiosos e preparados para receber os caminhantes. Já são 16 edições da caminhada que nos remete a fé, a superação e para aprendermos que as dificuldades existem para serem vencidas, basta ir a luta e persistir. Sejam todos mais uma vez bem-vindos à Terra do Café. Estamos de braços abertos para receber vocês”, comentou o secretário de Turismo do município, Léo Lima.