O cantor e compositor Nailson Vieira, pernambucano de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do Estado, faz show na próxima quinta-feira (12), às 21h, no Sesc Pompeia, em São Paulo. Apresentação acontece dentro do projeto “Prata da Casa”, que traz artistas emergentes da cena alternativa brasileira para novos públicos. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do show.
O jovem músico faz um tempo que vem se firmando como um dos nomes mais interessantes da nova música popular de Pernambuco. A força do maracatu rural, da ciranda e do coco de roda se misturam à cumbia, ao brega, ao pop e desse diálogo entre os ritmos, nasce uma apresentação que convoca o público para dançar à dois, em umbigada ou de mãos dadas.
“É uma alegria muito grande está tocando nesse projeto tão importante para a nova cena musical, é uma visibilidade enorme e é a minha primeira vez tocando pro público de São Paulo. Vai ser inesquecível.”, disse o músico.
Estudante de música da UFPE, jovem, negro e periférico, Nailson Vieira é um autêntico filho da cultura popular de Pernambuco. O músico é, desde os três anos de idade, um brincante do maracatu de baque solto, onde é produtor cultural, trombonista e Presidente de agremiação.
Além disso, é um dos brincantes da agremiação carnavalesca conhecida como o Bloco Rural Estrelinha. O público poderá sentir a força do brincante da cultura popular que traz pra contemporaneidade uma música ancestral que se constrói no agora, se entendendo múltipla e plural.
Antes disso, no próximo sábado (7), o cantor estreia sua nova música “Depois” no palco do 21º Festival No Ar Coquetel Molotov. A faixa é o terceiro single da carreira do artista e marcará a estreia do cantor no tradicional festival pernambucano. “Depois” é uma melodia dançante, que une a força do ritmo tradicional pernambucano com a tradição da cultura popular da Zona da Mata Norte.
Depois é uma composição de Nailson Vieira, com arranjos do próprio Nailson Vieira e de Guilherme Otávio, Leandro Gervásio e Homero Basílio. O músico também assina a produção e a direção musical, ao lado de Homero Basílio e Leandro Gervásio. Iara Campos é a assistente de produção, a gravação foi feita por Homero Basílio e Guilherme Otávio, com Carlos César Martir de assistente.
Homero Basílio fez a masterização no estúdio Fruta Pão Records (Olinda-PE) em Outubro de 2024. Alisson Santos fez a masterização. A foto de Capa é de Hugo Muniz, com assistente de fotografia de Edilson Benvindo e Rossandra Vieira, a capa é de Inácio Eugênio. O single saí pelo selo Joinha Records.
Para o show em São Paulo, Nailson vai acompanhado de sua banda, formada por: Leandro Gervázio na tuba e na guitarra, Guilherme Otávio no trompete e na guitarra e Homero Basílio na bateria e conga. No repertório, composições autorais que mesclam elementos de ritmos tradicionais de Pernambuco com a poesia e a cultura popular da tradição da zona canavieira.
SERVIÇO:
Nailson Vieira no Sesc Pompeia
12/12 às 21 horas
Ingressos 1 hora antes do show na bilheteria (A partir das 20 horas)
Local: Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93, Pompeia, São Paulo.
Foto: Hugo Muniz