Com o auditório da OAB-PE lotado, foi aberto, nesta semana, o “I Campeonato Nacional de Futebol da Advocacia”. Organizado pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistências dos Advogados (Concad), OAB-PE e Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), o torneio segue até o domingo, dia 2 de junho. A iniciativa tem o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).
Fizeram parte da composição da mesa de abertura, o presidente e a vice-presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella. Presentes, ainda, o secretário-geral e o diretor tesoureiro da OAB-PE, Ivo Amaral e Carlos Barros, respectivamente; a presidente da CAAPE, Anne Cabral; o Coordenador da Concad, Eduardo Uchôa Athayde; o coordenador do Colégio de Presidentes da OAB Nacional e presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; e a presidente da Caixa de Assistência de Advogados do Acre, Laura Sousa. O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA-PE), Leonardo Moreira; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE, Isabela Lessa; e o presidente da Comissão de Esportes, Thomas Aragão; o procurador-geral do Recife, Pedro Pontes; o presidente da FPF, Evandro Barros; e o presidente do Clube Náutico, Bruno Becker, também participaram da cerimônia.
Ao abrir a programação, o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, enalteceu a importância da prática de esportes para a saúde física e mental da advocacia. “É uma satisfação imensa trazer esse campeonato para Pernambuco. Essa é uma pauta que tem sido um dos vetores do Conselho Federal, justamente porque trata da saúde dos advogados e advogadas de todo o país”. Durante a solenidade, Fernando Ribeiro Lins mostrou solidariedade aos gaúchos. “Hoje estamos aqui nos confraternizando, mas não podemos esquecer os nossos amigos do Rio Grande do Sul que vivem uma tragédia nunca vista”, frisou.
Em seu discurso, a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, destacou o pioneirismo da competição. “É uma honra receber o primeiro campeonato nacional de futebol da advocacia brasileira, em Pernambuco, que é a terra do pioneirismo. Teremos uma semana muito rica, de muita agregação e de muita união. A advocacia sai fortalecida”, enfatizou.
O coordenador da Concad, Eduardo Uchôa Athayde, destacou o tamanho do torneio no país. “Um campeonato dessa envergadura, um campeonato de futebol com essa qualificação, só é possível porque temos uma OAB e uma Caixa que andam no mesmo sentido. Hoje, a OAB Pernambuco recebe o desejo e o sonho de 27 presidentes de Caixas, reunidos lá atrás, na primeira reunião dessa Concad. Nós firmamos um compromisso, que era reativar a pauta da saúde para a advocacia, a pauta do esporte para a advocacia”, disse.
A presidente da CAAPE, Anne Cabral, falou sobre o cuidado com a saúde e o bem-estar da advocacia. “Quando a gente coloca o advogado e a advogada para treinar, para se mexer toda semana, nós estamos cuidando da saúde. E essa é a missão da Caixa de Assistência. Mas nos esportes coletivos e, principalmente, no futebol, que é a paixão nacional, eu aprendi o que é integração de várias cores, de várias matrizes, do futebol masculino, do futebol feminino. E a gente aprende, todos os dias, com a energia, a integração e a solidariedade desse pessoal”, destacou.
Estiveram presentes na solenidade, toda a diretoria da CAAPE, representados pelo vice-presidente, Max Maciel; a secretária-geral, Juliane Lima; o secretário-geral adjunto, Leomilton Guimarães; o diretor tesoureiro, Diogo Ramos, e os diretores, Luana Guarino, Saulo Lustosa, Patrícia Oliveira e Dyego Patryck. Também presentes, o ex-presidente da OAB-PE, Jorge Neves; o ouvidor adjunto da OAB-PE, Ricardo Varjal; a presidente da Comissão de Relações Institucionais, Diana Câmara; o presidente da Comissão Especial Pró-Agilização Processual na Esfera Cível e dos Juizados, Dhiego de Lavôr; além de representantes das Caixas de Assistências da Bahia, Acre, Tocantins, Santa Catarina, Ceará, Amapá, Maranhão, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Distrito Federal, Paraíba e Sergipe.
PROGRAMAÇÃO – Os jogos do “I Campeonato Nacional de Futebol da Advocacia” ocorrerão no Centro de Treinamento do Retrô Futebol Clube Brasil, em Camaragibe. Já a disputa final do torneio e a premiação das equipes serão realizadas no Estádio dos Aflitos, no Recife. A competição contempla as modalidades de Futebol Masculino (Livre e Master) e Futebol Society (Masculino Master, Super Master e Sênior e Feminino Livre). O torneio conta com a participação de advogados e advogadas de Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Goiás, Bahia, Paraíba, Sergipe, Amapá, Acre, Rio Grande do Norte, Alagoas, Distrito Federal, Piauí, Ceará e Tocantins.
CAMPANHA – A abertura do “I Campeonato Nacional de Futebol da Advocacia” foi marcada, ainda, pela divulgação de duas iniciativas que visam incentivar a solidariedade e o respeito durante o campeonato. A Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE lançou a campanha “O Respeito é o primeiro a entrar em campo”. A proposta é incentivar o respeito dentro e fora dos gramados. Já a Comissão de Esportes da OAB-PE divulgou a campanha “Pernambuco Imortal”, que consiste na venda de camisas. Os valores arrecadados são destinados para a compra de cestas básicas a serem doadas para as pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Foto: Vivian Ramos/OAB-PE