As luzes fazem parte da decoração natalina e trazem um charme para as casas, paisagens e pontos turísticos das cidades e centros comerciais. Mas é sempre bom lembrar que, apesar de lindas, são ligadas em uma corrente elétrica e pode ser arriscado manuseá-las sem os devidos cuidados.
A atenção deve ser redobrada para evitar acidentes envolvendo choques, curtos-circuitos e até queimaduras. As instalações desses materiais precisam ser feitas com bastante atenção.
Com isso, o Home Center Ferreira Costa está com dicas em como prevenir a ocorrência desses acidentes:
- Primeiramente, é importante que as lâmpadas de Natal produzidas ou comercializadas no Brasil atendem às especificações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
- A embalagem do produto deve trazer informações (em português) sobre composição e outras características (tensão, corrente, potência etc.), além de instruções de instalação, uso (interno ou externo) e riscos. Os pisca-piscas não podem conter material ferroso no condutor, pois aumentam as chances de incêndio.
- Revisar as instalações elétricas da residência antes de iniciar a decoração.
- Verificar se a tensão elétrica de sua decoração é compatível com a rede de energia. Luzes de Natal 117v em uma tomada 220v pode ocasionar curto-circuito.
- É importante que os artefatos luminosos tenham o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
- Evite uso de plugues, como “benjamins” ou “T”. Esses objetos podem sobrecarregar as instalações elétricas.
- Não faça “gambiarras” na fiação, do tipo emendas sem a devida isolação, ou a conexão com a rede elétrica sem tomadas adequadas.
- Não coloque luzes próximo de cortinas, pois o calor das lâmpadas pode ocasionar fogo nos tecidos.
- Não permita que crianças manuseiem os pisca-piscas, cordões e fitas luminosas. Além dos choques, a luminosidade e o calor podem lesionar os olhos e mãos das crianças.
- É importante desligar o pisca-pisca na hora de dormir ou de sair de casa e proteger as ligações elétricas da água.
ATENÇÃO: Em caso de acidente, não retire objetos ou pessoas que estejam em contato com fios até que um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada. Desligue imediatamente o disjuntor da residência e só depois preste socorro.
Para emergências, ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no 192.
Sobre a Ferreira Costa:
Com 140 anos de história, a Ferreira Costa (@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas nove lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce
www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil.