Pensar no consumo consciente de alimentos e produtos como roupas, sapatos e acessórios já não é mais uma opção, mas uma necessidade cada vez mais evidente, principalmente diante das mudanças climáticas em curso no planeta. Fazer a nossa parte pode ser mais fácil do que se imagina e não custa caro. A prova disso é o CustaBarato, plataforma criada por dois pernambucanos contra o desperdício e que chegou no Recife.
Por meio de um sistema simples de compra e venda, fornecedores e consumidores conscientes se conectam com objetivo de escoar produtos de boa qualidade, mas que até então seriam descartados. Donos de negócios de qualquer tamanho e clientes podem se cadastrar gratuitamente na plataforma pelo site custabarato.com.br.
O CustaBarato é inspirado em plataformas criadas na Europa, por volta de 2015, voltadas para a promoção da sustentabilidade, ao disponibilizar alimentos próximos ao vencimento. No Brasil, o fenômeno ganhou fôlego nos últimos cinco anos, mas com atuação restrita às regiões sudeste e centro-oeste.
A plataforma pernambucana é a primeira do tipo no Nordeste e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o descarte desenfreado de produtos e alimentos. A ideia é sensibilizar lojistas e consumidores para o não desperdício, a fim de minimizar o impacto no meio ambiente.
“O Custa Barato acompanha um movimento de transformação do perfil do consumidor e das empresas, mais preocupados com o impacto do desperdício na natureza. Só no Brasil, mais de 26 milhões de toneladas de alimentos são descartadas anualmente. Essa realidade também se estende para outros produtos, como sapatos, roupas e cosméticos, que são astronomicamente jogados fora todos os anos.
Além da perda de recursos naturais e o grande impacto ambiental, há o prejuízo financeiro para muitos negócios, já que durante a produção são consumidos água, energia, gás e mão de obra. Só para produzir uma camiseta são gastos, em média, 2.700 litros de água. Por isso é necessário um esforço conjunto, tanto de empreendedores, como de consumidores”, destaca Maria Lêda Oliveira, diretora de Marketing do CustaBarato.
No CustaBarato, tanto os estabelecimentos lucram ao ofertarem seus produtos, seja alimentos próximos aos vencimento ou roupas e sapatos excedentes, como os consumidores ganham ao adquirir itens de boa qualidade, em perfeito estado de uso, a preços reduzidos. O cadastro na plataforma é simples e pode ser feito por pessoa física (consumidores) ou jurídica (lojas e estabelecimentos em geral).
“As lojas se cadastram de maneira bastante intuitiva, disponibilizam seus produtos e demonstram estarem de mãos dadas com a sustentabilidade. O consumidor escolhe o estabelecimento, seleciona os produtos dos nossos parceiros, faz o pagamento e em seguida a retirada na loja ou por delivery. A economia pode chegar a 70%.Todos saem ganhando, sobretudo o nosso planeta”, reforça a diretora.
Inicialmente, a plataforma está disponível para estabelecimentos sediados no Grande Recife, mas a meta é chegar também em algumas cidades importantes do interior, como Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no sertão pernambucano. Um aplicativo para smartphones também está em desenvolvimento e será disponibilizado em breve. Todos os produtos oferecidos no CustaBarato devem estar em bom estado e com a devida qualidade para consumo.
Foto: CustaBarato/Divulgação