A gestação e o momento do parto costumam gerar expectativas para qualquer grávida, misturando sensações como alegria, medo, dúvidas e tensão. Neste período, terapias como aromaterapia, musicoterapia e dança podem ser muito beneficentes para as mães proporcionando relaxamento e bem-estar.
A prática da dança no pré-natal tem ganhado destaque como uma opção para contribuir com uma gestação saudável e preparar a mulher para o momento do parto. Durante a gravidez, o corpo passa por diversas transformações decorrentes também das alterações hormonais e a dança surge como uma forma de manter a saúde física e mental, trazendo benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê.
“São diversos os benefícios da dança durante a gravidez. Ela funciona como um tratamento não farmacológico, ajuda no controle da pressão arterial, a manter o ganho de peso equilibrado, na redução de inchaços e promove acolhimento e conexão entre as gestantes, criando uma rede de apoio emocional e de troca de experiências e descontração. Tudo isso contribui para redução do estresse e ansiedade, algo comum da gravidez, além de ser uma forma que as gestantes encontram de expressar as suas emoções”, explica a médica obstetra Camila Sotero, da Hapvida NotreDame Intermédica.
A dança também traz inúmeros benefícios na hora do parto. As técnicas e movimentos aprendidos proporcionam uma experiência de parto mais tranquila e divertida. “Dançar pode tirar o foco da dor, acelerar a dilatação e facilitar a evolução do trabalho de parto, já que movimenta o quadril, libera hormônios do prazer, responsáveis pela sensação de bem-estar. Independente da via de parto escolhida, a dança durante a gestação, com certeza vai gerar benefícios tanto para mãe, quanto para o bebê, proporcionando mais oxigênio e nutrientes à criança dentro do útero com o aumento do fluxo sanguíneo na placenta durante a prática de exercícios”, aponta a especialista.
Para incentivar a dança na gestação como uma preparação para o parto, a Hapvida NotreDame Intermédica promove, periodicamente, encontros de pré-natal com as pacientes acompanhadas pelo programa Nascer Bem com programações utilizando a dança, além de empregar esse tipo de terapia durante o trabalho de parto.