Em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), vem intensificando suas ações para reforçar o compromisso com a proteção e o bem-estar das mulheres da cidade.
Na última sexta-feira (23), em uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi realizado o projeto “Cuidar de Quem Cuida”. A ação proporcionou um momento de acolhimento e valorização para as equipes da SPM e da PRF. Durante o evento, os participantes assistiram ao filme “Estrelas do Amanhã”, que apresenta histórias de mulheres negras cujas vidas são um exemplo de força e resiliência frente ao machismo e ao racismo.
Além da exibição do filme, as participantes tiveram acesso a uma série de serviços voltados à saúde e ao autocuidado, como massagens relaxantes e limpezas de pele, oferecidos em parceria com estudantes da UNIP Caruaru.
Dando continuidade às atividades do Agosto Lilás, nesta segunda-feira (26), a Defensoria Pública realizará uma ação inédita com atendimentos especializados às mulheres no Centro de Referência da Mulher Maria Neuma, localizado na Av. Portugal, 185, no bairro Universitário. Os atendimentos serão das 9h às 14h, e os agendamentos estão sendo feitos diretamente pela Defensoria Pública. Essa iniciativa reforça o trabalho em rede no combate à violência contra a mulher, oferecendo orientações jurídicas e suporte para as mulheres em situação de vulnerabilidade.
A campanha do Agosto Lilás em Caruaru destaca-se por seu empenho em fortalecer a rede de proteção e ampliar o alcance das ações de enfrentamento à violência contra a mulher, reafirmando o compromisso da gestão com a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento feminino.
Fui vítima de violência doméstica,cárcere e todos os tipos imagináveis de violência, todos.,denunciei meu ex marido, meus filhos menores assistiam a tudo. Passei por um câncer na cabeça, obtive a cura, para honra do Senhor, e a última agressão que fez 1 ano foi bater minha cabeça na parede por 3 vezes. Está na justiça os processos e hoje fico aguardando o MP e o judiciário resolverem e fico sofrendo porque as coisas não caminham. E ainda tenho medida protetiva e o agressor já descumpriu 4 vezes. Não é fácil saber que esse agressor vive sua vida como se nada estivesse acontecendo.