Promovendo a alimentação saudável, prática esportiva e o bem-estar físico e mental, a Prefeitura de Garanhuns encerra com sucesso a 1ª Semana de Saúde e Nutrição. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e teve sua culminância na última de sexta-feira (5), no Parque Esportivo Luiz Carlos de Oliveira.
Ao longo dos três dias, cerca de 200 pessoas foram beneficiadas com as atividades, que incluíram aulas de dança, orientação nutricional e psicológica, aferição de pressão, auriculoterapia, medição de glicemia, testes de bioimpedância e acuidade visual. As ações foram centradas na Academia Garanhuns dos bairros Vila do Quartel e Cohab 2, além do Parque Esportivo, localizado na Boa Vista. As equipes Multidisciplinar (eMulti) e de Atenção Básica também contaram com parcerias de Uninassau Garanhuns e Óticas DNZ.
A Semana da Saúde e Nutrição surgiu em alusão ao Dia Mundial da Saúde e Nutrição (31 de março), ao Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e ao Dia Mundial da Atividade Física (ambos comemorados em 6 de abril). O objetivo é incentivar a população a cultivar hábitos saudáveis, além de descentralizar e apresentar os serviços que já são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde.
As atividades e programas de promoção da saúde vêm fazendo a diferença na vida das comunidades de Garanhuns. Moradora do bairro Boa Vista, Marlene Lopes, de 87 anos, já frequenta as práticas de exercícios promovidas pela eMulti e também participou da ação no Parque Luiz Carlos de Oliveira. “Hoje foi maravilhoso. Comecei as aulas esse ano e me sinto mais leve para dançar e passear”. José Maria de Barros, morador da Cohab 2, é aluno da Academia Garanhuns do bairro e atesta os benefícios do exercício físico. “Tenho seis meses de academia, nunca tinha feito antes e o médico disse que estou super bem. Também aprendi muito com a orientação nutricional de hoje”.
De acordo com Anderson Melo, coordenador de Segurança Alimentar e da eMulti, o objetivo é expandir a Semana da Saúde e Nutrição nos próximos anos. “Vimos o sucesso que foi esta primeira edição, então queremos expandir e continuar com o formato e as parcerias.”