Tem novidade na área para quem gosta de animais e tecnologia. Depois do sucesso do Adota PET, a Prefeitura do Recife acaba de disponibilizar uma nova funcionalidade no Conecta Recife: o Rastreia PET. O novo serviço visa cadastrar os pets domésticos, permitindo que os tutores façam a carteirinha digital de identificação do seu bichinho de estimação, ajudar na busca dos pets cadastrados que venham a se perder e, por fim, cadastrar animais em situação de rua, criando um censo inédito no país que ajudará na formulação de políticas públicas.
Inicialmente, o Rastreia PET está em fase de testes para as pessoas que optaram, no Conecta Recife, por receber notificações nas categorias Direitos dos Animais e Novidades em Teste, enviadas pelo WhatsApp oficial da Prefeitura. Além disso, quem quiser ajudar nos testes pode acessar o link https://queroparticipar.recife.pe.gov.br ou diretamente no Conecta Recife, na aba Destaques.
Ao registrar seus cães e gatos no aplicativo, automaticamente será gerada a carteirinha de identificação do animal. Se em algum momento o animal vier a se perder, o tutor precisa informar no aplicativo, dando o máximo de informações possíveis. Automaticamente, todas as pessoas cadastradas no Rastreia PET receberão uma notificação pelo WhatsApp oficial da Prefeitura do Recife, constando foto e nome do animal, localidade onde ele se perdeu, características do bichinho e os dados de contato do tutor. Aí, uma verdadeira corrente do bem se forma e a busca pelo pet se inicia. Quando o animal for encontrado, quem o localizou poderá entrar em contato com o tutor pela mesma mensagem do WhatsApp informando a boa notícia.
“Bate aquele frio na barriga quando perdemos nosso animal de estimação. Com o Rastreia PET vamos cair em campo, cruzando informações que vão ajudar a localizar o cão ou gato perdido e ajudá-lo a voltar para casa e para junto dos seus tutores”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Figueiredo.
Outro objetivo da nova funcionalidade do Conecta Recife é cadastrar os animais em situação de rua. Com os dados obtidos, a Prefeitura do Recife poderá realizar políticas públicas mais assertivas, a exemplo de possíveis campanhas de castração e de vacinação. Assim, basta acessar o Rastreia Pet, clicar em “cadastrar animal de rua”, tirar uma foto do rosto do pet e pronto. Automaticamente o sistema identificará, por geolocalização, a rua e bairro onde o animal se encontra. “A partir dessas informações, conseguiremos enxergar no dashboard, ou seja, no painel interativo todas as informações sobre os animais em situação de rua, domiciliados e perdidos, e atuar da melhor forma a depender da necessidade”, destaca o secretário.
Foto: Divulgação