A procrastinação é um dos maiores inimigos da produtividade e da eficácia no ambiente profissional. É comum encontrar pessoas que adiam suas responsabilidades e acabam deixando para depois aquilo que deveria ser feito no momento.
Esse comportamento, apesar de rotineiro, afeta até mesmo os mais disciplinados e tem se tornado uma verdadeira preocupação no mundo corporativo.
Os efeitos da procrastinação
De acordo com a terapeuta e especialista em comportamento empresarial, Simone Resende, a procrastinação está relacionada a fatores como o medo do fracasso, falta de motivação ou até a incapacidade de lidar com tarefas mais complexas.
“É comum que as pessoas procrastinem porque o trabalho parece mais difícil do que realmente é. A antecipação de dificuldades pode criar uma barreira psicológica que impede o início da atividade”.
“Esse hábito é prejudicial, não só ao desempenho individual, mas ao sucesso de uma equipe ou empresa”, afirma.

Dicas para fugir da procrastinação:
1 – Divida tarefas grandes em pequenas etapas:*
“Encare o trabalho como uma série de pequenas vitórias, ao invés de uma tarefa impossível de ser concluída de uma só vez”;
2 – Estabeleça prazos realistas:
“Criar uma programação de tarefas com horários específicos para cada etapa ajuda a manter o foco e a disciplina”;
3 – Evite distrações:
“Identifique e elimine fontes de distração, como redes sociais e notificações, enquanto trabalha”;
4 – Recompense-se:
“Quando concluir uma tarefa, se recompense com algo que você goste, como uma pausa para um café ou um momento de lazer”, indica Simone Resende.
Esse assunto é inquestionavelmente pertinente nos dias de hoje, as dicas da Simone Resende são excelentes e importantíssimas.