Com a chegada do outono e início da temporada mais fria, com menor incidência de raios solares, cresce a busca por procedimentos estéticos voltados, principalmente, para cuidados com a pele. O estudo mais recente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) revela que, só em 2022, o número de consultas para realizar tratamentos estéticos aumentou em 390%. Com o passar dos anos, essa tendência tem crescido e a preocupação dos brasileiros vai desde o uso de produtos de skincare, até processos para harmonização e rejuvenescimento facial.
A fisioterapeuta dermatofuncional da Clínica Três Marias, Cinthia Tôrres, afirma que o período é ideal para realizar procedimentos que causam mais fragilidade na pele. “Indicamos para essa estação do ano todos os tratamentos que exigem uma menor exposição solar, como peelings para clareamento e rejuvenescimento, depilação a laser, além de tratamentos dermatológicos como botox e fios de sustentação para lifting facial”, ressalta.
A época traz mais eficácia para procedimentos dermatológicos, especialmente, porque o tempo leva a uma maior permeabilidade dos princípios ativos utilizados. Mas a especialista reforça que, apesar dos benefícios, é fundamental manter os cuidados, uma vez que o clima frio e seco causa a diminuição da oleosidade natural da pele, levando ao ressecamento, descamação e textura áspera.
Cinthia Tôrres alerta ainda que é importante manter a hidratação, ingerir bastante água e tomar cuidado com a temperatura em caso de banhos quentes. “O outono nos concede melhores condições climáticas para realizarmos tratamentos estéticos, mas os ganhos obtidos através desses devem ser mantidos frequentemente, em toda a estação do ano. Então, não podemos relaxar no uso de protetor solar e na hidratação da pele”, finaliza.