O cineclube recifense Encontros do Cinema Pernambucano, que acontece no Bar Super 8, no Centro do Recife, está numa turnê de dois meses pela Europa – que já contou com passagens por cidades como Paris, na França; e Bruxelas, na Bélgica.
A próxima parada será no dia 6 de setembro, em Berna, na Suíça, com exibição de filmes do Kino In Der Reitschule, cinema associado à Universidade de Berna. Fazem parte desta sessão a animação Nimbus (2020), de Marcos Buccini; Deslocamento, Paraíso e Caos (2020) de Tila Chitunda; e obras suíças como Nani (2017), de Roman Stocker, e Sobre o CARNEval (2024), feito em Pernambuco por Zoë Beer. A programação acontecerá no mesmo dia no Recife, no Super 8, aberta ao público.
Em Berna a noite contará com a presença da cineasta olindense Tila Chitunda e do idealizador do projeto, o cineasta Thor Neukranz. Já no Bar Super 8, os convidados são o animador Marcos Buccini e a cineasta suíça Zoë Beer.
A turnê do Encontros do Cinema Pernambucano na Europa teve iniciou no dia 28 de julho, no centro cultural Digital Village, em Paris, e contou com a presença de Thor Neukranz e cinco filmes pernambucanos: Ciranda Feiticeira (2023), de Lula Gonzaga e Tiago Delácio; Samydarsh (1993), de Adelina Pontual, Cláudio Assis e Marcelo Gomes; Maracatu Maracatus (1995), de Marcelo Gomes; e dois filmes de Thor Neukranz, Elos da Matriarca (2021) e uma ficção recém produzida na França. O evento foi marcado pela diversidade do público de diversas nacionalidades, com uma conversa no final sobre a produção cinematográfica e cultural de Pernambuco.
Além da edição em Paris, o Encontros do Cinema Pernambucano passou pela Embaixada do Brasil em Bruxelas. Na ocasião, a atriz Malu Sá foi a apresentadora da noite, que teve Thor Neukranz como convidado. A dupla recifense foi recebida pelo diplomata Camilo Prates em uma sessão com pipoca e guaraná, além de muitos brasileiros e belgas que debateram ao fim da exibição de filmes como Recife, de Dentro pra Fora (1997), de Katia Mesel; e Sua Majestade, o Passinho (2022), de Mannu Costa e Carol Correia.
Depois da passagem por Berna, também serão realizadas exibições em Lyon, na França, no dia 12 de setembro; e no dia 18 de setembro, em Londres, na Inglaterra/Reino Unido. Nesta última, a cineasta Kátia Mesel será homenageada no evento “Recife de Dentro pra Fora”, que acontecerá na Embaixada do Brasil em Londres. Na ocasião, ela participará do debate através de videochamada e a noite contará com Malu Sá, atriz e realizadora, que apresentará sua obra Film Locations Pernambuco (2024). A programação também inclui os documentários Samydarsh (1993), de Adelina Pontual e Cláudio Assis; Recife de Dentro para Fora (1997), de Kátia Mesel; Elos da Matriarca (2021), de Thor Neukranz; e Das Águas (2023), de Adalberto Oliveira e Tiago Martins.
“Desde sua primeira sessão, há oito meses, o projeto independente Encontros do Cinema Pernambucano tem agitado a cena cultural do Recife com videoclipes e filmes em curta-metragem seguidos de debates potentes entre autores, pesquisadores e público presente. Só em 2024 já foram mais de 60 sessões que aconteciam às quintas-feiras, mas que passaram a ser realizadas também em outros dias da semana diante da alta demanda de produções feitas pela nova safra de realizadores do audiovisual pernambucano”, destaca o cineasta Thor Neukranz.
ENCONTROS DO CINEMA PE – A casa do projeto, o Bar Super 8, fica na Rua Mamede Simões, famosa pela presença de artistas de diversas áreas da cultura. Desde seu surgimento, em agosto de 2022, o espaço tem a proposta de ser um ponto de encontro da cultura, no Centro do Recife, dedicado especialmente ao cinema. Assim surgiu o Encontros do Cinema Pernambucano, que teve a sua primeira atividade em 4 de janeiro deste ano, com a Mostra Abertura Internacional: Pontes do Recife com o Mundo.
Desde então, o projeto vem agregando membros na equipe, antes composta só pelo idealizador do Encontros do Cinema Pernambucano Thor Neukranz e pelo casal e sócios do Bar Super 8 Gabriela Esposito e Vinícius Costa. Agora o projeto agrega na equipe outros nomes como o estudante de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Wandryu Figueiredo; o animador Fê Soares; o videomaker Wesley Augusto; e o jornalista Marcus Iglesias.
O Bar Super 8 é emblemático e simbólico já na sua entrada, com um letreiro em referência ao Cinema São Luiz, o templo do cinema pernambucano. A Mamede Simões tem sido, nas sessões de cinema no espaço cultural, espontaneamente fechada pelo público na maioria das noites. Cineastas premiados, como Daniel Bandeira, Lia Letícia, Cláudio Assis, Katia Mesel e Lula Gonzaga, participaram dos encontros com seus filmes, em diálogo com jovens do audiovisual pernambucano como Joana Claude, Jota Carmo, Caio Dornelas e Salsa.
Confira as próximas sessões do projeto Encontros do Cinema Pernambucano na Europa:
6 de setembro
Berna, na Suíça
Kino In Der Reitschule. Nejbruckstrasse 8
12 de setembro
Lyon, na França
La Fabuleuse Cantine. 107 Rue de Marseille
18 de setembro
Londres, na Inglaterra/Reino Unido
Embaixada do Brasil em Londres. 14-16 Cockspur St.