Pensei mil coisas para escrever sobre assessoria de imprensa nessa volta dos colunistas, aqui no Fique Sabendo PE, principalmente, depois de um mês de junho tão intenso com o trabalho de comunicação durante o São João, mas me peguei pensando porque alguns assessores de imprensa emplacam todos tipos de pauta e outros, mesmo com a pauta interessante, não conseguem.
Ter um bom texto, uma pauta interessante e que chame a atenção dos veículos de comunicação deveria ser a base para uma assessoria de imprensa conseguir emplacar seu cliente na mídia, não é mesmo?! Deveria, porém, não é assim que as coisas funcionam na prática. Os jornalistas de rádio, tv, impresso, blog, etc… recebem, diariamente, diversas sugestões de pautas com todas essas características que citei, então, como se destacar em meio a uma chuva de e-mails e mensagens de whatsapp?!
Separei alguns pontos e deixei a “mágica” para o final. Vamos lá:
1 – É importante conhecer o perfil do veículo e/ou do jornalista que você vai mandar a pauta. Pra que eu vou mandar uma pauta política pra um programa que fala sobre entretenimento? E vice-versa? Por isso, tire um tempinho para ouvir a programação jornalística daquela rádio que você quer que seu cliente participe de uma entrevista. Entra naquele portal e analisa as editorias que tem nele pra mandar a sugestão de pauta correta.
2 – Enviar a sugestão de acordo com o veículo, também pode te garantir espaços. Os jornalistas que estão nos meios de comunicação são pessoas ocupadas e sem tempo. Se você manda a sugestão “mastigadinha” de acordo com o perfil do programa, veículo, editoria… acredite que as chances de publicação são bem maiores do que mandar releases genéricos.
3 – Seguir as dicas acima é de suma importância, mas nada disso adiantará se você não construir um bom relacionamento com quem tá do outro lado… seja o repórter, o produtor, o editor, o colunista, enfim… networking é a palavra. Ajudar, ser ponte, facilitar… afinal, esse é um dos principais papéis do assessor de imprensa, então, trata de estreitar os laços, construir vínculos… a mágica da assessoria de imprensa sempre será ter um bom relacionamento com quem está do outro lado do balcão.
E digo mais: o mundo gira, o mundo é uma bola. Ter bom relacionamento com todos, em meio a uma profissão como a nossa, lhe garante, não apenas bons espaços para seus clientes na mídia, mas, principalmente, oportunidades e indicações para jobs. Afinal, jornalista nunca sabe bem o dia de amanhã.