A Quadrilha Junina Raio de Sol sagrou-se campeã na noite desta segunda-feira (16) do Festival de Quadrilhas Juninas de Jaboatão dos Guararapes, realizado no Parque da Cidade, no bairro de Prazeres. Com esse novo título, o grupo se torna o maior vencedor da história da competição, totalizando cinco conquistas.
Neste São João, a Raio de Sol apresenta o espetáculo “Ô de casa, ô de fora!”, uma homenagem ao Reisado, manifestação da cultura popular de herança ibérica que, assim como a quadrilha junina, celebra a identidade e a fé do povo por meio da música, da dança e do teatro. Além de subir ao lugar mais alto do pódio, o grupo também conquistou o prêmio de melhor casamento, um dos momentos mais aguardados e simbólicos das apresentações juninas.
E a temporada ainda promete mais. A Raio de Sol continua se apresentando em outras competições e já garantiu presença em duas finais importantes: a do Sítio Trindade, na Zona Norte do Recife, e a de Moreno, na Região Metropolitana.
Sinopse do tema 2025
Ô de dentro, ô de fora. Um Reisado a São João
Pedimos licença aos donos da casa e da rua: “Ô de casa, ô de fora!”
Em 2025, a Raio de Sol bebe na fonte dos Reisados — expressão da cultura popular de herança ibérica, assim como a quadrilha junina, espalhada Brasil afora, especialmente no Nordeste.
A Estrela Guia leva os três reis-brincantes para o lugar da louvação (o arraial), para dar vivas e presentes a São João, Xangô menino. Nossa brincadeira mescla anavantus e abrição de portas, ‘passeio na roça’ e cortejo, rodas e adoração, anarriês e retiradas.
Com a diversidade e riqueza que esta celebração nos oferece, observamos as recorrências dos Reisados pernambucanos — sanfona, espadas, fitas, espelhos e, claro, as rainhas e reis — para criar uma QUADRILHA JUNINA, nosso “Reisado a São João”.
Salve Dona Jacinta e Gonzaga de Garanhuns, também Patrimônios Vivos de Pernambuco.
Abram as portas e os corações para nossos Guerreiros e Guerreiras do Sol!