Maior evento de popularização científica da América Latina segue até hoje (19), na UFRPE, com diversas programações. Prefeito João Campos participou de conferência nesta quarta, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, e da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos
A capital pernambucana entrou na reta final da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento de popularização científica da América Latina. Sediada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o evento segue até o próximo sábado (19) com diversas programações. Nesta quarta-feira (16), o prefeito do Recife, João Campos, participou ao lado dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, da conferência “Progresso é ciência em todos os territórios”. Logo após, as autoridades visitaram os estandes da feira.
“A SBPC tem um papel fundamental no estímulo à ciência, à pesquisa e à formação de jovens. Momentos como este reforçam a importância de integrar ciência, educação e desenvolvimento nacional”, afirmou o prefeito João Campos. “Precisamos ampliar a parceria com universidades para resolver problemas reais das cidades. A SBPC simboliza esse esforço coletivo de reconstrução e valorização do conhecimento”, acrescentou o gestor recifense.
O prefeito João Campos aproveitou a ocasião para realizar uma visita à feira, na qual a Prefeitura do Recife é uma das patrocinadoras e possui um estande que oferece uma programação dinâmica e acessível pensada para crianças, jovens e estudantes. O gestor recifense também conheceu o projeto “Cartografia dos sentidos”, um mapa interativo da capital pernambucana impresso com mais de 400m2 de extensão, que apresenta toda a cartografia da cidade para a população e que está em exposição na SBPC.
O estande institucional da Prefeitura do Recife foi concebido para celebrar a rica trajetória científica e tecnológica da capital pernambucana, referência nacional em inovação, criatividade e produção de conhecimento. Através de uma linha do tempo interativa, até o sábado o público pode mergulhar na história de nomes como Joaquim Nabuco, Josué de Castro e Gilberto Freyre, reviver os marcos institucionais da cidade — como a criação da Faculdade de Direito do Recife, do ITEP, do Porto Digital e do CESAR — e entender como o Recife se consolidou como um dos principais ecossistemas de inovação do país.
Mas o estande não olha apenas para o passado: ele também projeta o presente e o futuro da cidade. Iniciativas como o Conecta Recife, plataforma que centraliza serviços digitais para a população, demonstram como a capital vem investindo na transformação digital da gestão pública. A cidade vive hoje uma nova fase, em que tecnologia e inclusão caminham lado a lado para ampliar o acesso a direitos e melhorar a vida dos recifenses.
Além da ambientação histórica e institucional, o estande ainda oferece uma programação dinâmica, acessível e pensada para todos os públicos, especialmente os jovens e estudantes do ensino básico. Entre as atividades estão imersões em realidade virtual com o AdotaPet, desafio da Moeda Capiba, oficinas de criação de games e impressoras 3D, jogos interativos, painéis com iniciativas como o Embarque Digital, o projeto Futuras Cientistas, e rodas de conversa com temas atuais como tecnologia na educação, juventude inovadora e soluções sustentáveis.
SBPC JOVEM – A programação no estande da PCR integra as atividades da SBPC Jovem, braço da SBPC voltado à difusão científica entre crianças, adolescentes e educadores. Com oficinas, painéis e experiências sensoriais, o espaço da Prefeitura será ponto de encontro entre curiosidade e conhecimento, convidando os visitantes a refletirem sobre os caminhos possíveis da ciência — e o papel transformador que ela exerce nas cidades e na vida das pessoas.
SBPC MULHER – Outro destaque desta edição é a SBPC Mulher, uma comissão voltada às questões de gênero que integra oficialmente a programação pela primeira vez. A iniciativa pioneira busca refletir sobre as interseccionalidades que impactam as mulheres nos campos da ciência, educação, políticas públicas e espaços de poder, com atividades que integram arte, formação, empreendedorismo e pesquisa.
Na última quarta-feira(16), o foco foi empreendedorismo feminino, com a apresentação do projeto Tá Com Elas, que visa fomentar a autonomia econômica das mulheres e discutir os desafios enfrentados por elas no mercado de trabalho.