Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Rede Municipal de Ensino de Garanhuns participa de ações do programa Escola da Terra

Rede Municipal de Ensino de Garanhuns participa de ações do programa Escola da Terra

  • News

Esta semana a Rede Municipal de Garanhuns vivenciou novas atividades do programa Escola da Terra. O 1º Tempo Comunidade teve como finalidade a formação de professores e gestores das escolas e visitas às comunidades e unidades de ensino. O objetivo é a integração entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Secretaria de Educação e escolas municipais. O programa visa o fortalecimento da Educação do Campo e Educação Quilombola.

Atualmente, o município conta com 15 escolas do campo e 5 unidades de ensino quilombolas. Neste primeiro momento a visita às escolas e comunidades teve a proposta de apresentar como vem sendo feito o trabalho nestas escolas. Durante esta semana, as equipes foram às Escolas Municipais Ernesto Gueiros (Comunidade Quilombola do Caluete) e Francino Albino (Comunidade Quilombola do Estrela).

“O programa tem o objetivo de formar os professores que atuam nestas escolas e também ter alternância pedagógica, que são momentos de estudos na universidade e os momentos de diálogo nas comunidades e, com isso, a gente vai fazendo essa integração entre gestão da escola, lideranças das comunidades e equipe da Secretaria de Educação, junto à Universidade Federal de Pernambuco”, afirmou Carlos Barros, diretor de Ensino da Secretaria de Educação.

A Escola da Terra é um programa do Ministério da Educação executado pela UFPE/CAA e tem o objetivo de promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades, por meio do apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Cristiane Rocha, professora da UFPE, vem acompanhando o desenvolvimento das ações. “Este programa veio para fortalecer a Educação do Campo e a Educação Quilombola. Foram dois dias de muito aprendizado, onde eu tive a oportunidade de conhecer duas escolas e falar com professores e gestores de Garanhuns a respeito desses temas tão importantes e atuais”, disse.

Foto: Vinicius Vilela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *