O veleiro Adrenalina Pura, maior campeão da Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno), está confirmado para a edição de 2024 da prova, desta vez, competindo por Pernambuco. Comandado pelo experiente velejador Gustavo Pacheco, conhecido como “Rato”, buscará mais uma vez o título. A partida rumo ao Mirante do Boldró está marcada para o dia 28 de setembro, no Marco Zero do Recife.
Projetado pelo renomado engenheiro naval Nigel Irens, o catamarã de 64 pés oferece alta performance e conforto para sua tripulação. Desde sua construção em Salvador, no ano 2000, o Adrenalina Pura tem acumulado feitos históricos, estabelecendo recordes importantes no Atlântico Sul, como a regata de travessia do Atlântico: Cape to Bahia e a própria Refeno. O veleiro conquistou a Fita Azul em todas as oito edições em que participou, destacando-se como uma das maiores forças da vela oceânica brasileira.
Em 2023, o Adrenalina Pura dominou a regata e completou o percurso de 300 milhas náuticas em apenas 24 horas, 21 minutos e 47 segundos. O feito consolidou a equipe como favorita para a edição de 2024, mas a tripulação sabe que a disputa será acirrada.
“A Refeno é uma prova muito especial para nós. Ter vencido a última edição foi uma grande conquista, mas sabemos que cada regata é uma nova história. Estamos trabalhando duro para chegarmos ainda mais fortes em 2024 e defender o título”, afirma Cecília Peixoto.
A novidade para este ano é que o Adrenalina Pura competirá pela primeira vez sob a bandeira de Pernambuco, uma mudança significativa, já que nas edições anteriores o barco representava a Bahia.
Time Adrenalina Pura
A tripulação do Adrenalina Pura conta com 13 velejadores, todos com funções técnicas importantes para garantir o sucesso na competição. Gustavo Pacheco, que esteve envolvido com o barco desde o seu projeto e construção, lidera a equipe composta por velejadores experientes, muitos deles formados pela vela do Cabanga Iate Clube. Entre os tripulantes, quase todos já correram a REFENO em barcos campeões: Pedro Fazio, no famoso Ave Rara; e os demais tripulantes no próprio Adrenalina Pura ou no Patoruzú. Com duas mulheres a bordo: Júlia Brederodes e Cecilia Peixoto, correndo respectivamente suas 2ª e 3ª REFENO.
O objetivo da equipe para 2024 é simples: fazer uma regata segura, divertida e, claro, conquistar a nona Fita Azul. No entanto, estão cientes dos desafios que o mar pode apresentar, apesar das boas previsões de tempo.
“Estamos focados no nosso barco e, ao mesmo tempo, acompanhando de perto o Patoruzú, nosso principal concorrente e comandado por Felipe, um grande amigo nosso. Apesar da competição, também torcemos por eles”, ressalta Avelar Loureiro.
A Refeno
Criada em 1986, a Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha é considerada a primeira regata oceânica do Brasil. Reunindo veleiros de diversas classes, é um dos eventos mais importantes do calendário náutico nacional e atrai atletas de todo o país. A 35ª edição da Refeno terá a sua partida no dia 28 de setembro. A largada será no Marco Zero do Recife, e os veleiros farão a travessia de 300 milhas náuticas (560 km) até o Mirante do Boldró.