Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Restauração da Torre do Relógio da Faculdade de Direito do Recife está na fase final

Restauração da Torre do Relógio da Faculdade de Direito do Recife está na fase final

  • News

Mais um passo para a preservação da história nacional está sendo dado. A Torre do Relógio da Faculdade de Direito do Recife (FDR)/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPE está em fase final de restauração. A obra envolve a recuperação do campanário, incluindo o minarete, com a substituição de parte das cantarias, arabescos e estrutura, além de trabalhos em chapas de cobre e reparo do relógio. A reforma, que faz parte da 5ª etapa dos trabalhos de restauro da FDR, tem previsão de conclusão até o mês de setembro.

Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o prédio da FDR está situado na Praça Adolfo Cirne, no centro do Recife. Os trabalhos na Torre do Relógio contemplam todos os seus elementos internos e externos: restauração do sistema estrutural metálico, suporte do revestimento metálico em madeira, restauração e reconstituição do revestimento metálico em chapa zincada e em cobre, restauração e reconstituição dos elementos decorativos metálicos (florões, guirlandas, almofadas, colunas com a base do fuste e capitéis) e restauração do minarete (parte de coroamento da torre) e do relógio (sinos, casa de máquinas, carrilhão e mostradores).

“Esta ação representa o compromisso da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) com o patrimônio histórico da UFPE. O investimento na preservação, na conservação e no restauro dos nossos bens imobiliários é fundamental. Estamos diante de edificações singulares, que elevam a identidade arquitetônica do nosso campus”, afirma o superintendente de Infraestrutura da Universidade, Carlos Falcão.

As obras de restauração da Torre do Relógio começaram, em novembro de 2018, com a retirada do minarete, que ameaçava desabar. O projeto é da empresa Jorge Passos – Arquitetura e Restauro, e os serviços estão sendo realizados pela JME Engenharia Ltda. Os projetos executivos, o orçamento e a fiscalização da obra estão sob a responsabilidade da Sinfra-UFPE. O processo licitatório está a cargo da Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (Progest).

Os trabalhos na Torre do Relógio estão contidos na 5ª etapa da restauração da FDR, fase que ainda inclui a reforma dos forros e coberturas do prédio. O investimento total nessa etapa, até o momento, é de R$ 7,7 milhões, dos quais R$ 1,2 milhão está sendo destinado aos serviços na torre.

PROJETO – A 2ª parte da 5ª etapa da restauração da FDR está em fase de projeto executivo, mas ainda não há previsão de investimento para a contratação da obra. No projeto, constam intervenções de restauro no alpendre e circulações contíguas, halls sociais e escadas das alas nordeste e sudoeste, fachadas sudeste, nordeste e noroeste e restauração de alegorias metálicas e conjunto de esculturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *