Estudantes de todo o Brasil se preparam para concluir, neste domingo (10), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste dia, os participantes farão as provas de Ciências da Natureza e de Matemáticas e suas Tecnologias. A primeira fase, que aconteceu no dia 03 de novembro, contabilizou mais de 3,3 milhões de inscritos, o que representa 73,4% do total. Tradicionalmente, as escolas montam suas arenas nos locais de prova dando suporte aos alunos no processo, mas essa ação tem ainda mais importância do ponto de vista da saúde mental.
A psicóloga escolar Luciana Rios, do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (Soep) do Colégio GGE, explica por que o acolhimento é o objetivo principal nesta fase. “O acolhimento da equipe pedagógica, que acompanhou os alunos durante toda essa jornada transmite segurança e fortalece os estudantes para que realizem a prova com tranquilidade. É um momento para mostrar que eles estão amparados pelo colégio e por suas famílias e de contribuir para o alívio da ansiedade, dos medos e das expectativas para o exame. Estar ao lado deles nesse momento faz toda a diferença em como eles chegam para a prova”, disse a especialista.
O preparo mental, além de indispensável para a saúde, é um fator de relevância para o desempenho na prova. Por isso, ao longo de todo o ano e principalmente na reta final para o Enem, a equipe pedagógica do Colégio GGE tem orientado os alunos a terem uma rotina saudável, alimentação equilibrada, fazer pausas estratégicas ao longo da semana para o descanso, não trocar as horas de sono pelos estudos e evitar preocupações e comparações excessivas, lembrando sempre que, embora valiosa, essa é apenas mais etapa do caminho educacional.
Luciana Rios avaliou que o trabalho socioemocional desenvolvido com os alunos ao longo do ano fez a diferença e que a maior parcela dos estudantes se mostrou calma para o desafio das cinco horas dedicadas ao Enem. “No primeiro dia da prova mais aguardada do ano pelos alunos do ensino médio, de maneira geral, encontramos nossos estudantes tranquilos e animados com a prova, especialmente os chamados treineiros, que estão fazendo a prova por experiência, já desenvolvendo uma preparação antecipada”, afirmou a psicóloga Luciana Rios.
Para proporcionar também uma atmosfera de descontração, nas arenas GGE, algumas brincadeiras de adivinhação sobre o possível tema da redação foram realizadas, tornando o momento mais leve. Um momento de reflexão também foi promovido com o grupo. “Encerramos com um momento de oração, pois, sem dúvida, a espiritualidade, independente da religião, é uma peça fundamental para fortalecer a mente e o espírito dos alunos em um dia tão importante”, finalizou.
Sobre o Colégio GGE
O GGE possui três unidades no Recife, uma em Aldeia, uma em Caruaru, a nova em Petrolina e uma em João Pessoa, na Paraíba. Com 28 anos de história e mais de seis mil alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio, o Colégio GGE conta com uma metodologia inovadora, incluindo o exclusivo Sistema de Gestão Pedagógica V4, desenvolvido por uma equipe de professores altamente capacitados, que cria projetos e ações específicas para o aprendizado e os valores dos alunos, em parceria com suas famílias.