Ao reafirmar seu lugar de destaque na literatura contemporânea brasileira, a escritora e publicitária pernambucana, Clarice Freire, escolheu a cidade do Recife para lançar seu primeiro romance. Intitulado “Para não acabar tão cedo” (Editora Record), a obra comemora o marco de 10 anos de carreira da autora. O evento de lançamento ocorre no dia 28 de julho, na Livraria Jaqueira, no Bairro do Recife, a partir das 17h, com entrada gratuita. A abertura contará ainda com um bate-papo mediado pela jornalista Bianka Carvalho. A Livraria Jaqueira é localizada no Paço Alfândega, na Rua Madre de Deus, nº 110, Bairro do Recife.
Para este lançamento, Clarice reforça sua pernambucanidade ao contar que está ansiosa para encontrar seus leitores e dividir com eles essa nova fase da sua carreira. “É uma alegria imensa lançar meu novo livro no Recife, lugar que inspira minha escrita, minha terra natal, especialmente em um momento tão importante da minha carreira. Voltar às raízes e compartilhar esse momento tão significativo com as pessoas que sempre me apoiaram é emocionante.”, conta a autora.
AUTORA – Clarice Freire é uma escritora conhecida pelo seu trabalho criativo e poético. Nascida no Recife, a artista ganhou notoriedade por meio de suas publicações nas redes sociais, onde compartilha poesias e ilustrações que combinam palavras e desenhos de forma delicada e expressiva. Ela é autora do fenômeno “Pó de Lua” (2014) e de sua sequência “Pó de Lua nas Noites em Claro” (2016), que capturam sua visão lírica e introspectiva do mundo. O livro foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Ilustração, em 2017.
As obras são marcadas por um estilo único que mistura poesia, prosa e arte visual, conquistando um público fiel e crescente ao longo de uma década. A artista usa sua formação em publicidade para enriquecer suas criações literárias, explorando a comunicação de maneira original e tocante. Além disso, Clarice também é pesquisadora e mestra em Ciências da Linguagem, área em que seguiu no doutorado. Em 2018, ela ganhou o Prêmio Orgulho de Pernambuco, concedido pelo jornal Diario de Pernambuco.
OBRA – Renomada por seus textos curtos e espirituosos que cativaram mais de um milhão de seguidores, Freire agora inova ao apresentar uma narrativa mais extensa e igualmente encantadora. “Para não acabar tão cedo” é um romance narrado pelo Tempo, uma figura excêntrica e poética que guia os leitores pela vida de duas irmãs, Lia e Augusta. Estas, de repente, voltam a ter o corpo de 50 anos atrás, embarcando em uma jornada de redescoberta e enfrentamento de seus desejos, traumas e angústias. A relação entre as irmãs é tanto única, quanto universal, tecendo uma narrativa que explora a complexidade do envelhecer e a constante redescoberta dos mistérios e sentidos da vida.
RECONHECIMENTO – Micheliny Verunschk, renomada crítica literária, recentemente elogiou a obra como “Uma narrativa surpreendente, vibrante tanto no conteúdo quanto na forma. Clarice Freire oferece uma trama instigante ao contar a história de duas irmãs diante da velhice e de sua inexorabilidade. Um dia, uma delas acorda e se depara, ao espelho, com um rosto que não é dela. Ou melhor, um rosto que já foi seu. A partir desse estopim, o leitor é convidado a uma aventura sensível e eletrizante”, conta Verunschk.
Serviço:
Lançamento de: “Para não acabar tão cedo”, de Clarice Freire.
Dia: 28 de julho (domingo)
Hora: 17h
Local: Livraria Jaqueira do Recife Antigo, Recife – PE, 17h.
Foto: Guilherme Freire