Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Saiba como observar e fotografar a ‘Superlua dos Cervos’ em Pernambuco

Saiba como observar e fotografar a ‘Superlua dos Cervos’ em Pernambuco

  • News

Na noite desta quarta (13), o céu estará mais brilhante, com a lua mais perto da Terra. Conhecida como “Superlua dos Cervos”,  por causa da época do ano em que crescem as galhadas desses animais, o satélite natural vai aparecer maior e mais iluminado em todo o Brasil. 

Quem quiser acompanhar e fotografar a “Superlua dos Cervos” poderá ir até o Observatório Astronômico do Alto da Sé, que fica na Rua Bispo Coutinho, no Carmo, em Olinda.

No local, administrado pelo Espaço Ciência, haverá telescópios disponíveis ao público. O Observatório da Sé funciona de 16h às 20h.

Segundo os astrônomos, a lua faz um movimento anti-horário em torno da Terra, em uma trajetória que completa uma volta inteira a cada 27 dias. O fenômeno da “Superlua dos Cervos” ocorre quando ela está na fase cheia e atinge o Perigeu. É o ponto de maior proximidade em relação à Terra.

Hoje, o satélite estará a 357.264 quilômetros do planeta, o ponto mais próximo durante todo o ano. A Lua atinge sua fase cheia nas primeiras horas da manhã. Ela nasce às 17h20. 

Durante a “Superlua”, o satélite vai aparentar estar até 14% maior e 30% mais brilhante. A desta quarta, por exemplo, parecerá cerca de 7% maior e 16% mais brilhante.

Caso as condições meteorológicas sejam favoráveis, a “Superlua” será vista durante toda a noite. Mas ela parecerá ainda maior quanto mais estiver próxima do horizonte. Isso deve acontecer logo depois de nascer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *