Em celebração ao mês da Consciência Negra, a sede do grupo de coco A Cocada, que fica no Quilombo Urbano do Amaro Branco, em Olinda-PE, será palco de um grande encontro de tradições da cultura popular no sábado (09 de novembro), com shows gratuitos a partir das 21h. A Sambada de Coco da Cocada, que existe e resiste desde 2020 em Pernambuco, abrirá as portas para receber o Grupo Percussivo Cores da Raça, nascido na cidade de Campina Grande-PB em 2023, em intercâmbio cultural entre músicos dos estados vizinhos proporcionado pelo edital paraibano Arte na Bagagem. Na programação da noite os anfitriões de A Cocada também se apresentarão, além dos grupos convidados Coco de Seu Vira e Axé de Kilú, prometendo entregar muita beleza, ancestralidade, axé e alegria para o público presente.
Nove países e dez estados brasileiros estão recebendo apresentações culturais paraibanas através do Arte na Bagagem, programa de fomento à circulação cultural da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB). São mais de 100 grupos artísticos paraibanos em circulação nacional e internacional. O desejo é expandir a visibilidade da arte produzida na Paraíba mundo afora e, dessa forma, promover encontros, troca de saberes, de tradições e de riquezas culturais. Com 19 membros, o Grupo Percussivo Cores da Raça, o qual é protagonista do intercâmbio cultural a acontecer em Olinda, tem se destacado no cenário artístico paraibano pela proposta diferenciada de misturar ritmos afro-brasileiros, como o samba e o reggae.
Além das apresentações que acontecerão à noite na casa da Sambada da Cocada de Amaro Branco, o edital Arte na Bagagem propõe vivências musicais entre os artistas das distintas localidades que estão recebendo o projeto. Na tarde do sábado (09), das 14h às 17h, o artista pernambucano André Mulato facilitará uma oficina percussiva para os artistas paraibanos do Grupo Percussivo Cores da Raça, no mesmo local dos shows, no Quilombo Urbano de Amaro Branco.
André Jerônimo da Silva, conhecido artisticamente como André Mulatinho, é um talentoso músico percussionista e cantor, nascido e criado na comunidade Ilha do Maruim, que transmite suas raízes e sua paixão pela arte valorizando a cultura afro-brasileira e a música pernambucana.
Por meio da articulação dos produtores culturais Felipe França, de Olinda-PE, e Williams Cabral, de Campina Grande-PB, a proposta do intercâmbio cultural é proporcionar aos músicos experimentar os sotaques percussivos dos diferentes modos de se tocar o também samba reggae olindense. “A expectativa do grupo é somar recursos percussivos e musicais para a construção de composições próprias e a manutenção da musicalidade afro-brasileira em Campina Grande”, expressa Williams Cabral, músico do Grupo Percussivo Cores da Raça.
O Cores da Raça é formado por um coletivo de percussionistas e produtores, como Jade Barros de Castro, Emilly Rayane, Victor Lima, Emanuele Tenório, Ramon, Thomas Felipe, Cecília Amorim, Matheus Ives.
Sobre a Sambada de Coco da Cocada – Criada em 2020 pelo grupo A Cocada, ocorria de forma itinerante todo segundo sábado de cada mês e há 2 anos acontece na sede do grupo A Cocada, localizada no Quilombo Urbano do Amaro Branco, em Olinda-PE. Já passaram pela Sambada da Cocada nomes como Dona Aurinha do Coco, Mestra Ana Lúcia, Dona Glorinha do Coco, Arnaldo do Coco, Coco de seu Mané, Mestre Juarez, Dinda Salú, Batá Kossô, Grupo Senzala Show, Bateria do Preto velho, Coco de Seu Vira, além da nova geração de coquistas e, grupos da cultura popular de Olinda, Recife e Região Metropolitana. Ao longo desses quase 5 anos de existência e resistência, a Sambada também atuou democratizando a cultura popular, mantendo o microfone aberto para mestres, mestras, poetas e demais artistas presentes que quisessem se apresentar ao público, fortalecendo a identidade local e potencializando a autonomia da comunidade.
SERVIÇO:
Apresentação do Grupo Percussivo Cores da Raça na Sambada da Cocada de Amaro Branco
Data: sábado (09 de novembro)
Horário: a partir das 21h
Local: Quilombo Urbano do Amaro Branco, na Praça do Amaro Branco, em Olinda-PE.
Instagram: @felipefrancinha @acocada @coresdaraca
Acesso gratuito
Foto: Túlio Martins