Embora carregue o título de Capital do Forró, Caruaru, no Agreste de Pernambuco, distante 130 km da capital, ultrapassou esse conceito e transformou o São João num festival musical que agrada todos os tipos de público em 25 polos. Em 65 dias de festa, a cidade vai ser cenário para mais de 1200 atrações que vão se apresentar para cerca de 3 milhões de pessoas.
No principal palco da festa, o Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga, ou Pátio do Forró – como também é conhecido, mais de 60 atrações animam um público estimado em 80 mil pessoas por noite. Para começar, neste sábado (3), o Pátio abre espaço para duas rainhas da música. A primeira, Elba Ramalho, rainha do forró, que, tradicionalmente, dá o start na festa. A segunda, rainha do axé, a baiana Ivete Sangalo estreia no São João de Caruaru. Maestro Mozart Vieira e o cantador Santanna também abrilhantam a noite. Mais 11 polos são responsáveis por animar os forrozeiros com mais de 50 atrações para crianças, adultos, idosos e famílias.
Durante o dia, quem quer sair do lugar-comum pode curtir um dos polos mais emblemáticos da festa, o Polo Instrumental Maestro Rildo Hora, localizado no maior cartão-postal da cidade, o Monte Bom Jesus. Forrozeiro raiz pode optar pelo Alto do Moura, que trará dois palcos com forró pé de serra e grandes nomes da música nordestina e, também, nacionalmente conhecidos. A Casa Rosa é mais um espaço para quem quer a diversão diurna. Para quem quer viver a experiência do São João tradicional, polos como Juarez Santiago, Camarão e das Quadrilhas são as opções.
Porém, nem só de forró vive o São João de Caruaru. Isso porque a festa se destaca pela diversidade musical – e cultural. A festa abre espaço para o jazz, coco, noite cristã, noite de religiões de matrizes africanas e de sonoridades indígenas, samba, rock, teatro e dança. A variedade de estilos e vertentes culturais é o que inspirou o slogan deste ano, “Cada vez maior e melhor”, uma alusão ao título pelo qual a festa é internacionalmente conhecida.
Em Caruaru, a gastronomia é mais um atrativo. Além da culinária típica, cuja base é o milho e, a partir dele, diversas iguarias como canjica, pamonha e munguzá dão sabor às festas juninas, a cidade tem como carro-chefe a carne de bode e seus derivados, facilmente encontrados nos restaurantes de comida regional.
Com um investimento em torno de R$ 40 milhões e uma movimentação econômica estimada em R$ 600 milhões, os festejos garantem não só alegria e atrações culturais, mas também renda e emprego. A estimativa é que 15 mil postos de trabalho sejam gerados. “A cidade toda passa o ano na expectativa para esse momento. São João não é só festa. Muitas famílias que comercializam no São João vivem o ano todo dessa renda. É um momento muito importante para a economia de toda a região”, explica o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. Para receber um número de pessoas dez vezes maior que a população do município, a gestão investiu, também, na infraestrutura. “Todo o layout da festa foi reformulado. Pensamos em um formato com mais segurança e conforto para os forrozeiros, melhoramos os acessos aos principais polos da festa, tudo para que consigamos oferecer a melhor experiência a quem vem a Caruaru”, pontua.
Até o dia 1º de julho, o São João de Caruaru vai ser palco para atrações como Gusttavo Lima, Joelma, Wesley Safadão, Luan Santana, Flávio José, Mano Walter, Diogo Nogueira, Gabriel O Pensador, Marcelo Jeneci e Nação Zumbi.