Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

São João de Caruaru abre as portas para rainhas da música neste fim de semana

São João de Caruaru abre as portas para rainhas da música neste fim de semana

Embora carregue o título de Capital do Forró, Caruaru, no Agreste de Pernambuco, distante 130 km da capital, ultrapassou esse conceito e transformou o São João num festival musical que agrada todos os tipos de público em 25 polos. Em 65 dias de festa, a cidade vai ser cenário para mais de 1200 atrações que vão se apresentar para cerca de 3 milhões de pessoas.

No principal palco da festa, o Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga, ou Pátio do Forró – como também é conhecido, mais de 60 atrações animam um público estimado em 80 mil pessoas por noite. Para começar, neste sábado (3), o Pátio abre espaço para duas rainhas da música. A primeira, Elba Ramalho, rainha do forró, que, tradicionalmente, dá o start na festa. A segunda, rainha do axé, a baiana Ivete Sangalo estreia no São João de Caruaru. Maestro Mozart Vieira e o cantador Santanna também abrilhantam a noite. Mais 11 polos são responsáveis por animar os forrozeiros com mais de 50 atrações para crianças, adultos, idosos e famílias. 

Durante o dia, quem quer sair do lugar-comum pode curtir um dos polos mais emblemáticos da festa, o Polo Instrumental Maestro Rildo Hora, localizado no maior cartão-postal da cidade, o Monte Bom Jesus. Forrozeiro raiz pode optar pelo Alto do Moura, que trará dois palcos com forró pé de serra e grandes nomes da música nordestina e, também, nacionalmente conhecidos. A Casa Rosa é mais um espaço para quem quer a diversão diurna. Para quem quer viver a experiência do São João tradicional, polos como Juarez Santiago, Camarão e das Quadrilhas são as opções.

Porém, nem só de forró vive o São João de Caruaru. Isso porque a festa se destaca pela diversidade musical – e cultural. A festa abre espaço para o jazz, coco, noite cristã, noite de religiões de matrizes africanas e de sonoridades indígenas, samba, rock, teatro e dança. A variedade de estilos e vertentes culturais é o que inspirou o slogan deste ano, “Cada vez maior e melhor”, uma alusão ao título pelo qual a festa é internacionalmente conhecida.

Em Caruaru, a gastronomia é mais um atrativo. Além da culinária típica, cuja base é o milho e, a partir dele, diversas iguarias como canjica, pamonha e munguzá dão sabor às festas juninas, a cidade tem como carro-chefe a carne de bode e seus derivados, facilmente encontrados nos restaurantes de comida regional. 

Com um investimento em torno de R$ 40 milhões e uma movimentação econômica estimada em R$ 600 milhões, os festejos garantem não só alegria e atrações culturais, mas também renda e emprego. A estimativa é que 15 mil postos de trabalho sejam gerados. “A cidade toda passa o ano na expectativa para esse momento. São João não é só festa. Muitas famílias que comercializam no São João vivem o ano todo dessa renda. É um momento muito importante para a economia de toda a região”, explica o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. Para receber um número de pessoas dez vezes maior que a população do município, a gestão investiu, também, na infraestrutura. “Todo o layout da festa foi reformulado. Pensamos em um formato com mais segurança e conforto para os forrozeiros, melhoramos os acessos aos principais polos da festa, tudo para que consigamos oferecer a melhor experiência a quem vem a Caruaru”, pontua.

Até o dia 1º de julho, o São João de Caruaru vai ser palco para atrações como Gusttavo Lima, Joelma, Wesley Safadão, Luan Santana, Flávio José, Mano Walter, Diogo Nogueira, Gabriel O Pensador, Marcelo Jeneci e Nação Zumbi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *