Nessa quarta-feira (11), a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas de Pernambuco (SAS) lançou, no auditório da Secretaria da Mulher, no Recife Antigo, a campanha de Carnaval do Programa Atitude. Com o tema “Quem se cuida, aproveita mais”, a iniciativa busca conscientizar a população pernambucana sobre estratégias de prevenção, redução de riscos e danos durante o período festivo.
Gerido pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD), vinculada à SAS, o Programa Atitude é um serviço de atendimento e acolhimento a pessoas usuárias de crack, álcool e outras drogas que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou risco social relacionados ao uso problemático dessas substâncias. O programa oferta cuidados como alimentação, descanso, higiene e atendimento psicossocial, além de realizar encaminhamentos para serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), para a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a exemplo de CRAS, CREAS e Conselhos Tutelares, e para outras políticas públicas setoriais.


Uma das principais estratégias é o “Atitude nos Territórios”, modalidade em que equipes técnicas realizam visitas presenciais a regiões de maior vulnerabilidade para ofertar atendimento direto à população. Durante o Carnaval, as equipes do Programa Atitude estarão presentes em diversos polos carnavalescos do Estado, promovendo abordagens educativas, orientações e distribuição de materiais informativos, reforçando a política de cuidado e redução de danos e ampliando a proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Para o secretário executivo de Políticas sobre Drogas, Yury Ribeiro, a presença do poder público nos grandes eventos é essencial. “Nossas equipes atuarão principalmente com abordagens e orientações, para que a diversão seja a principal premissa do Carnaval, e não os excessos. Estamos muito satisfeitos com os materiais produzidos e queremos reforçar que quem se cuida, aproveita mais”, destacou.
