O Sebrae Pernambuco é presença confirmada na 9ª edição da Feira e Exposição Internacional das Indústrias do Gesso (ExpoGesso) 2024, marcada para ocorrer entre os dias 24 e 26 de outubro, no município de Trindade, Sertão do Araripe. Além de apoiar a infraestrutura do evento, equipes do Sebrae levarão orientações técnicas valiosas e atenderão donos de pequenos negócios do segmento. A exposição ocorrerá das 18h às 22h e será aberta ao público.
A feira, já considerada a maior do segmento gesseiro no Brasil, é organizada pelo Sindicato das Indústrias do Gesso do Estado de Pernambuco (Sindusgesso), com apoio do Sebrae. O evento contará com exposições, palestras, rodadas de negócios e apresentações culturais, além de novidades tecnológicas para beneficiar o setor.
Atualmente, mais de 500 indústrias compõem o parque industrial da região do Araripe. Os principais expositores da feira são empreendedores que fornecem para grandes empresas da região, com maquinário, transporte, oficinas mecânicas e energia solar, por exemplo; além de pequenos negócios que atuam na fabricação de gesso de revestimento e de pré-moldados.
No estande do Sebrae na ExpoGesso, haverá orientação técnica e um espaço dedicado à inovação. A novidade é o Sebrae 360, por meio do qual os visitantes terão a oportunidade de conhecer, sem sair do lugar, histórias de empreendedores que inovaram em seus negócios. A imersão é possível graças ao uso de óculos de realidade virtual. No ambiente exclusivo, o público também terá acesso a atendimento técnico especializado, além de produtos e novidades do segmento. Para o Sebrae, o evento representa a culminância das ações realizadas junto aos empresários da região.
“Apesar de os investimentos terem sido diversificados nos últimos anos, com a chegada de empresas de outros setores, a indústria do gesso continua sendo uma força econômica na região, tanto em movimentação quanto em empregabilidade, especialmente em Trindade e Ipubi, que concentram grandes indústrias do setor. Este evento, portanto, é uma oportunidade para o empreendedor se atualizar, fechar negócios e se destacar nesse mercado tão importante”, ressalta Hugo Gonçalves, analista do Sebrae/PE.
A força do gesso
A exploração da gipsita é uma das principais atividades econômicas dos municípios de Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri e Bodocó, que compõem o chamado Polo Gesseiro do Araripe, responsável por cerca de 95% da produção nacional, segundo dados da Sindusgesso. Com isso, Pernambuco se consolida à frente de estados como Maranhão, Ceará e Tocantins. O potencial desse minério na Chapada do Araripe é enorme, dada a pureza da gipsita na região, que varia entre 88% e 98%, considerada uma das melhores do mundo.
Devido à exploração do minério ao longo dos anos, o Polo Gesseiro do Araripe precisou passar por mudanças para que a atividade se tornasse mais sustentável. A fim de minimizar os impactos ambientais causados pela extração, a região está em processo de transição para uma nova matriz energética. “Está sendo instalada uma unidade de gás natural da Copergás, para que as empresas reduzam ou eliminem o consumo de lenha e passem a utilizar gás no processo de calcinação, que é a fabricação do gesso”, explica Hugo.