A secretária de Cultura do Estado de Pernambuco, Cacau de Paula, esteve presente no Aeroporto Internacional do Recife, na manhã desta quinta-feira (04), para acompanhar o embarque do Samba de Coco Raízes de Arcoverde para o festival Cena Nordeste, no Maranhão. Representando Pernambuco, o grupo participará da programação cultural do evento, que acontece neste fim de semana (05 e 06 de julho), no Canto da Cultura, no Teatro João do Vale e na Casa do Tambor de Crioula.
“Nós estamos muito felizes! Viemos aqui para desejar boa sorte e dizer que temos a certeza de que eles irão representar Pernambuco de forma brilhante, como sempre fizeram. Afinal, eles estão levando a nossa cultura popular e toda a nossa riqueza cultural não só para o Maranhão, mas como todo Nordeste, Brasil e mundo”, afirmou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
O Samba de Coco Raízes de Arcoverde foi selecionado por uma curadoria do Consórcio Nordeste para representar a terra dos altos coqueiros. Formado oficialmente em 1992, mas suas origens remontam ao início do século 20, quando ainda em 1916, as irmãs Lopes começaram no Coco, originando, décadas depois, o tradicional grupo que levava o nome da família. Com o passar dos anos muitos músicos foram incorporados ao grupo e com a junção das famílias Gomes e Lopes, somadas ao mestre Lula Calixto, foi fundado o grupo que conhecemos hoje.
O vocalista do grupo José Keangelo está super empolgado para a apresentação. “Para a gente tá sendo uma honra imensa de tá indo representar Pernambuco e mostrar a nossa cultura e o que a gente gosta de fazer”, disse sorrindo.
Entenda o festival:
O Cena Nordeste é uma iniciativa do Consórcio Nordeste. O projeto começou a ser gestado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Neste ano, o festival começou pela Paraíba e deve passar por todos os estados da região, assim, todos terão a oportunidade de ser anfitriões.
Além disso, foi atribuída uma linguagem cultural distinta a cada um dos estados. A Paraíba ficou responsável pelo graffiti, Sergipe e Alagoas pela cultura popular, o Maranhão pela música, o Piauí pelo forró, Pernambuco pelo audiovisual, Rio Grande do Norte pelo teatro, Ceará pela dança e Bahia pelo circo.
Após a passagem por São Luís, o Cena Nordeste deve passar por Teresina (2 e 3 de agosto), Recife (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).
Foto: Dani Pedrosa/Secult-PE/Fundarpe