A Prefeitura de Taquaritinga do Norte anunciou nessa segunda-feira (06) a implantação de um novo serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Desde o dia 2 de janeiro os pacientes já contam com uma casa de apoio totalmente reformulada para atender pacientes que precisam realizar tratamentos médicos na capital pernambucana. A medida que reflete o compromisso da gestão municipal em oferecer um atendimento mais digno e humanizado.
A nova casa de apoio conta com estrutura moderna e voltada para o bem-estar dos pacientes, incluindo dormitórios separados por gênero, quartos com ar-condicionado, espaços de lazer e TV, além de oferecer quatro refeições diárias. A equipe de atendimento inclui 10 cuidadores, garantindo suporte constante aos usuários do serviço.
Durante entrevista à Rádio Filadélfia FM, a nova secretária de Saúde, Pollyane Costa, e a nova presidente da Fundata, Mayane Menezes, destacaram que a antiga casa de apoio se encontrava em condições precárias. “Recebemos inúmeras reclamações de falta de higiene, problemas estruturais e denúncias graves, como relatos de consumo de bebidas alcoólicas acontecendo dentro da casa”, revelou a secretária.
Outro ponto alarmante relatado pela secretária foi a exclusão dos dados dos pacientes atendidos pelo serviço durante a gestão anterior. Diante disso, a secretária orientou que os pacientes que precisem utilizar o TFD procurem diretamente a Secretaria de Saúde para regularizar o cadastro.
Ainda nesta segunda-feira, o prefeito Gena Lins (PP) se reuniu com o promotor de Justiça, Dr. Hugo Eugênio, para discutir o fortalecimento do TFD e garantir o pleno funcionamento da nova casa de apoio. Segundo o prefeito, a reestruturação do serviço é uma prioridade da gestão.
A reestruturação do TFD e da casa de apoio marca um novo momento para a saúde em Taquaritinga do Norte, sinalizando um avanço na oferta de serviços públicos com mais qualidade e cuidado.