Definidos os filmes que vão participar da II OroCine – Mostra Orobó de Cinema que está em sua segunda edição. “Estamos com muita expectativa porque, devido a pandemia, a segunda edição será virtual”, explicou o realizador do evento Carlos Kamara. Os filmes estarão disponíveis gratuitamente no site do evento (www.mostraorocine.com.br) no período de 23 a 26 de setembro.
Foram 207 filmes inscritos, alguns de outros estados, e 30 foram selecionados pelos curadores. A equipe de curadoria é formada por Yanara Galvão, professora, cineclubista e agente cultural; Mery Lemos, que é produtora cultural, gestora de projetos em diversas áreas e realizadora em audiovisual; e Alexandre Soares Taquary, produtor audiovisual do Agreste pernambucano, coordena os festivais Curta Taquary e Criancine e já fez parte da equipe de curadoria de festivais internacionais.
A II Orocine terá uma mostra principal e outras paralelas e cada uma é subdividida. Na Principal tem a Mostra Cinema do Interior, que traz filmes produzidos e dirigidos por cineastas do interior pernambucano; a Mostra Serra Verde, que terá filmes com temática ambientalista; e a Mostra Brasil reunindo trabalhos produzidos e dirigidos fora do eixo do interior de Pernambuco. As Mostras Paralelas são a Orobó, que terá filmes produzidos por cineastas oroboenses e da região de cidades circunvizinhas; Mostra Infantojuvenil com produções voltadas para esse público; e a Mostra Ver Ouvindo, com filmes acessíveis para surdos e ensurdecidos.
Os filmes de cada mostra ficarão disponíveis por 24 horas, em um dia específico. É preciso estar atento aos dias de exibição dos filmes. No último dia da OroCine (26.09), todos os filmes ficarão disponíveis no site.