Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Seminário aborda a realidade de motociclistas no trânsito

  • News

Atualmente, inúmeras pessoas trabalham ou complementam a renda com a entrega de pedidos ou o transporte de passageiros, tendo a motocicleta como principal instrumento de trabalho. Com o crescimento desse fluxo no trânsito, surgem diversos desafios e riscos para esses profissionais. A realidade é marcada pela precarização da atividade: os motociclistas enfrentam estresse constante, jornadas exaustivas, pressão por entregas rápidas, remuneração muitas vezes insuficiente e uma exposição frequente a acidentes. Essa situação não afeta apenas a saúde física e mental desses trabalhadores, mas também compromete a segurança de todos nas vias.

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), até abril de 2025, foram registrados 2.202.947 condutores habilitados exclusivamente na categoria A (moto). Em abril de 2024, esse número era de 2.109.748 — um aumento de 93.199 motociclistas em um ano.

Pensando em aprofundar o assunto e trazer informações importantes, nesta quinta-feira (19), das 14h às 17h45, a UNINASSAU Recife realiza o evento “I Seminário Estadual de Trânsito”, em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco (CETRAN-PE). A programação conta com duas palestras: “A motocicleta como instrumento de trabalho” e “O impacto do uso de motocicletas no sistema de saúde”.

“O evento busca não apenas informar, mas também conscientizar. Entender a realidade dos motociclistas profissionais e os desafios que enfrentam é fundamental para desenvolvermos soluções mais eficazes. Além disso, abrimos um diálogo sobre a prevenção de acidentes e a importância de um trânsito mais seguro. A UNINASSAU tem o compromisso de promover ações que gerem um impacto positivo na sociedade”, explica Adriane Mendes, gerente de Governança Ambiental e Social da Instituição de Ensino Superior.

Os convidados para abordarem os assuntos são Dra. Vanessa Patriota, procuradora do Ministério Público do Trabalho; Dr. Diogo Bezerra, Secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura; Dra. Juliana Guimarães, vice-presidente da Associação Nacional de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT); Rodrigo Lopes da Silva Correia, presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Empregados e Autônomos de Moto e Bicicleta por Aplicativo do Estado de Pernambuco (SEAMBAPE); Dr. Petrus Andrade Lima, diretor-geral do Hospital da Restauração; Dr. Leonardo Gomes, coordenador do SAMU Metropolitano; Dra. Jackeline Diniz, coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção de Acidentes de Motos (CEPAM) e Walker Barbosa, presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco (CETRAN-PE).

“A tendência do desejo de respostas cada vez mais rápidas nos deslocamentos e entregas têm trazido, em consequência, uma explosão nos sinistros com motocicletas e um impacto enorme no Sistema Único de Saúde. Esse Seminário visa discutir esse cenário e buscar caminhos para sua mitigação”, afirma Walker Barbosa.

A entrada é gratuita e, se for de interesse, há a possibilidade de doar 1 kg de alimento não perecível. Ele acontece no bloco B da Instituição de Ensino Superior, localizado na Rua Guilherme Pinto, 400 – Derby.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *