O SENAI Paulista está com 100 vagas gratuitas abertas para o curso técnico em Logística, na modalidade Ensino a Distância (EAD). As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de novembro. Os requisitos são: estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio (ou equivalente EJA/ Ensino Médio), idade mínima de 16 anos e declaração de baixa renda.
A documentação necessária é a seguinte: cópias do RG ou CNH com foto ou passaporte emitido pela Polícia Federal ou Carteira de Trabalho; cópia do CPF, comprovante de residência atualizado e da escolaridade. O primeiro critério para classificação é o preenchimento dos requisitos necessários, que serão avaliados por uma comissão de profissionais do SENAI Paulista e da Diretoria de Educação. O segundo é a ordem de inscrição.
A lista com os classificados será disponibilizada no dia 25 novembro, no site do SENAI, e as aulas têm previsão para começar dois dias depois. No EAD, o aluno utilizará uma plataforma específica, podendo acessar a qualquer momento, mas terá que cumprir algumas aulas práticas presencialmente, que serão divididas entre turnos da tarde e noite. A duração de ambos é de 15 meses, com carga horária de 960h.
De acordo com o Mapa do Trabalho, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Logística e Transporte é a área de formação com maior demanda de emprego projetada para o triênio 2025/2027 em Pernambuco: 106.700 oportunidades. A necessidade de formação inicial é 12.693 pessoas.
O mesmo cenário se repete no cenário nacional, com uma demanda de 4,1 milhões de profissionais da área e 474.557 de formação inicial.
“O mercado de trabalho em Pernambuco na área de logística tem apresentado um crescimento significativo, impulsionado por diversos fatores, como a expansão do comércio eletrônico e a melhoria da infraestrutura logística no estado. Os principais polos logísticos, como o Porto de Suape e o Aeroporto Internacional do Recife, também oferecem oportunidades em áreas relacionadas, como gestão de cadeia de suprimentos e operações portuárias”, pontua a coordenadora pedagógica do SENAI Paulista, Cibely Rodrigues.
Foto: Sistema FIEPE