Com menor duração e mais focados no aprendizado prático, os cursos técnicos têm conquistado cada vez mais espaço na nova realidade do mercado, que requer maior capacitação dos profissionais. Pensando nisso, o Serviço de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE) tem qualificado pessoas em diversas áreas em todo o Estado.
Em Caruaru, no Agreste, foram abertas inscrições para os cursos de Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Vestuário. Para participar, é necessário ter no mínimo 16 anos e ter concluído ou estar cursando a partir do 1° ano do Ensino Médio.
O curso Técnico em Vestuário tem o objetivo de qualificar profissionais para planejar a produção de peças de vestuário e acessórios e supervisionar as etapas de execução de acordo com padrões técnicos de qualidade. A formação é gratuita, com 30 bolsas de estudo disponíveis e inscrições até o dia 14 de abril, pelo link: https://sge.pe.senai.br/FrameHTML/web/app/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=3&f=7&ps=460&ai=2967#/es/inscricoeswizard/dados-basicos.
As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira no turno da noite, das 18h às 22h, em modalidade presencial.
Já o curso de Eletrotécnica tem o objetivo de capacitar pessoas para coordenar e executar os processos de instalação, manutenção e elaboração de projetos em sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, seguindo procedimentos e normas técnicas. Os interessados devem se inscrever até o dia 24 de abril. O valor do curso é de R$ 79,90 no primeiro mês. Já as demais mensalidades podem ser divididas em até 21 vezes de R$ 496. As inscrições devem ser feitas pelo link: www.futuro.digital/pe-tecnico-em-eletrotecnica—1200h—cead-tec260-454-1200h/p?skuId=8273.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.