As políticas de democratização do acesso à cultura em Pernambuco ganham um importante reforço com a ampliação do número de Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs da Cultura). Depois de Floresta e Petrolândia, os municípios de Serra Talhada e Custódia, ambos também localizados no Sertão, também foram anunciados pelo Governo do Estado como novas sedes para os equipamentos. O edital de licitação para contratação da empresa que ficará responsável pelas obras foi publicado na edição do último sábado (19) do Diário Oficial.
“É um momento importante de ampliação do acesso à cultura no nosso Estado, com a implementação de equipamentos que asseguram diretamente os ciclos de formação, de imersão e preservação das artes, dos esportes e do lazer. A chegada dos CEUs no nosso Sertão é sinônimo do fortalecimento das redes comunitárias do Pajeú e do Moxotó, dos saberes locais e da garantia do desenvolvimento de projetos culturais e sociais com infraestrutura de qualidade. Fruto do incentivo do Governo Federal e do compromisso do Governo Raquel Lyra, estamos agindo de forma significativa na consolidação de uma política cultural descentralizada, democrática e duradoura, que reconhece a cultura como um direito fundamental de todos os cidadãos”, destaca a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
Pernambuco terá, ao todo, 15 CEUs da Cultura, financiados através do Novo PAC, com contrapartida do Estado. O Ministério da Cultura financia R$ 1.951.220,00, e o valor que excede é pago pela gestão estadual, como contrapartida. No caso das unidades de Serra Talhada e Custódia, serão investidos, em cada equipamento, quase R$ 2,2 milhões.
Os projetos foram desenvolvidos pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe). “Nós participamos desse processo desenvolvendo os projetos e na captação dos terrenos. É uma iniciativa da governadora Raquel Lyra importante para ampliar e democratizar o acesso à cultura no Estado. E, por isso, nos sentimos felizes por podermos contribuir para a implantação desse projeto em Pernambuco”, disse o titular da pasta, Rodrigo Ribeiro.
“Com o acompanhamento e a fiscalização dos CEUs de Cultura de Serra Talhada e de Custódia, a Cehab disponibiliza sua expertise para a execução de obras cujo modelo transcende as fronteiras do Estado. A construção dos núcleos básicos desses Centros Educacionais Unificados são uma contribuição de engenharia para os municípios, suas regiões do Pajeú e do Moxotó, para Pernambuco e para todo o País”, posicionou o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.