Com o espírito natalino renovado, o Sesc lança a campanha Natal Alegria e Solidariedade, que une generosidade e diversão para beneficiar 1.718 crianças e 120 adultos em tratamento contra o câncer, de 16 cidades pernambucanas, totalizando 1.838 pessoas atendidas. A ação propõe a arrecadação de alimentos não perecíveis para instituições que atendem esse público em vulnerabilidade social, assistidas pelo Sesc Mesa Brasil e outras entidades e órgãos. As doações poderão ser feitas pelo público em qualquer unidade do Sesc, até dia 13 deste mês.
O diferencial do Natal Alegria e Solidariedade é proporcionar ainda mais do que os alimentos arrecadados: o projeto vai executar uma grande programação festiva repleta de cultura, esporte, educação e solidariedade nas unidades do Sesc envolvidas, iniciada desde 1º de dezembro, com término no dia 18 deste mês. As atividades incluem cinema, oficinas culturais, recreação esportiva, saúde bucal, teatro, culinária e até passeios de teleférico.
“A proposta é entregar momentos de diversão, acolhimento e trocas de experiência, tornando o Natal especial para aqueles que enfrentam desafios tão grandes. Convidamos todos a se engajarem nessa ação solidária, ajudando a melhorar a vida de tantas pessoas que precisam”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto.
No dia 11, as ações chegarão a Bodocó e Goiana. Em Bodocó, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos serão promovidos jogos digitais, banho de piscina e futsal. Já em Goiana, a programação incluirá visita ao Museu de Arte Sacra, zumba kids e atividades aquáticas para as crianças da Escola Municipal Dr. Benigno Araújo.
No dia 12, as cidades de São Lourenço da Mata e Surubim receberão a campanha do Sesc. Em São Lourenço da Mata, crianças da Casa de Acolhimento Assistência Municipal vão se divertir com contação de histórias, com direito a presença do Palhaço Geleia. Em Surubim, para as crianças assistidas pela Pastoral Social, o Sesc organizou uma gincana, banho de piscina e recreações esportivas.
O dia 13 contará com uma programação extensa em várias cidades. Em Araripina, as crianças da Escola Guiomar de Costa Reis participarão de sessões de cinema, oficina de pirulitos de chocolate e brincadeiras molhadas. Em Belo Jardim, a Comunidade João Paulo II CEAPES vai ser beneficiada com oficinas culturais, gincanas aquáticas e a visita de Papai e Mamãe Noel. Já em Floresta, os idosos do Centro de Idosos e crianças da Escola Prefeito Francisco Ferraz Novaes participarão, por exemplo, de hidroginástica e banho de piscina.
Também no dia 13, em Piedade, oficinas de Natal e atividades recreativas encantarão as crianças do Instituto Guararapes, enquanto em Santo Amaro, na Comunidade do Pilar, brinquedos infláveis e ações culturais marcarão o dia, numa parceria com o Porto Digital. Em Serra Talhada, serão atendidas pessoas com câncer ligadas ao Instituto Amparo Amigo.
Na programação, atividades recreativas, exercícios de alongamento e aquecimento, culinária saudável, receitas nutritivas, cultivo de plantas para a saúde e dicas para iniciar um jardim e doação de mudas.
No dia 14, o Natal chegará a Santa Rita, onde instituições como o Instituto Sandra Moraes e o CESC Coqueiral levarão as crianças para oficinas de dança, yoga infantil e cordel animado. Finalmente, no dia 18, a programação se encerra em Casa Amarela e Petrolina.
Em Casa Amarela, o Centro Social Dom João Costa realizará oficinas de música e saúde bucal, enquanto em Petrolina, as crianças da Escola Madre Teresa de Saldanha participarão de teatro, recreações aquáticas e almoço festivo.
AÇÕES JÁ REALIZADAS – A programação começou no dia 1º de dezembro em Caruaru, com atividades recreativas como contação de histórias, jogos gigantes e futebol society para crianças atendidas pelo Projeto Viver. No dia 5, a ação aconteceu em Buíque, onde as crianças da Creche Carolina Guedes participaram de um circuito esportivo, cama elástica, jogos de salão e lanche saudável.
Em Arcoverde, no dia 6, as instituições Fundação Terra, Pestalozzi, Neasa e Livramento foram contempladas com Cine Sesc, apresentação do espetáculo “Miau”, espaço Sesc Ciência e gincanas esportivas. No dia 9, foi a vez de Garanhuns, onde as crianças da Creche Santa Clara participaram de atividades como roda de leitura, aulão de dança, banho de piscina e brincadeiras recreativas.
Vale lembrar que mesmo nas unidades onde já foram feitas as programações festivas ainda é possível realizar a doação dos alimentos não perecíveis até a sexta-feira, dia 13.
SERVIÇO:
Confira as unidades do Sesc que estão recebendo doação de alimentos não perecíveis até 13/12:
1. Araripina
2. Arcoverde
3. Belo Jardim
4. Bodocó
5. Buíque
6. Caruaru
7. Floresta
8. Garanhuns
9. Goiana
10. Hotel Sesc Triunfo
11. Petrolina
12. Piedade (Jaboatão dos Guararapes)
13. Recife (Casa Amarela, Santa Rita e Santo Amaro)
14. São Lourenço da Mata
15. Serra Talhada
16. Surubim
PROGRAMAÇÃO DETALHADA
Dia 11
• Bodocó. Instituição: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Assistência Social. Programação: jogos e brincadeiras nas piscinas, aulão de futsal, jogos digitais, lanche e contação de história.
• Goiana. Instituição: Escola Municipal Dr. Benigno Araújo, para 250 crianças. Programação: contação de história, visita ao Museu de Arte Sacra, atividades recreativas, banho de piscina, aula de zumba kids, oficina de futsal e lanche
Dia 12
• São Lourenço da Mata. Instituição: Casa de Acolhimento Assistência Municipal, com 60 crianças. Programação: atividades aquáticas, circuito esportivo, contação de história, banho de piscina, presenças do Palhaço Geleia e Mamãe Noel, lanche.
• Surubim. Instituição: Pastoral Social com 40 crianças. Programação: contação de história, gincana, orientações sobre escovação, jogos gigantes, banho de piscina, atividades aquáticas e lanche.
Dia 13
• Araripina. Instituição: Escola Guiomar de Costa Reis, com 100 crianças. Programação: exibição de curta metragem, orientação saúde bucal e aplicação de Flúor, circuito esportivo, jogos de salão e brincadeiras molhadas e oficina de pirulitos de chocolate.
• Belo Jardim. Instituição: Comunidade João Paulo II CEAPES, com 46 crianças. Programação: oficina cultural de brinquedo sustentável, teste de visão, escovação e aplicação de flúor, recreação esportiva, gincana aquática, presença do Papai e da Mamãe Noel (do Grupo Girassol de pessoas idosas). Cada criança será presenteada por um funcionário com cartinha personalizada.
• Floresta. Instituição: Escola Municipal Prefeito Francisco Ferraz Novaes e Centro de idosos para 42 crianças e 30 idosos. Programação: atividades recreativas, banho de piscina e atividades aquáticas, com lanche para as crianças e hidroginástica no Centro de Idosos.
• Piedade. Instituição: Instituto Guararapes, com 50 crianças. Programação: atividades recreativas (society e piscina), oficina de árvore de natal e lanche.
• Santo Amaro. Instituição: Porto Digital, beneficiando 260 crianças da Comunidade do Pilar. Programação: brinquedos infláveis e atividades recreativas.
• Serra Talhada. Instituição: Instituto Amparo Amigo (atendimento a 120 pessoas com câncer). Programação: atividades recreativas, exercícios de alongamento e aquecimento, culinária saudável, receitas nutritivas, cultive de plantas para a saúde e dicas para iniciar um jardim e doação de mudas.
• Triunfo: dia 13. Escolas do município, com 150 crianças. Programação: Passeio de teleférico a partir da doação de 1kg de alimento, atividades recreativas na Praça Professor Josias de Albuquerque, atividades aquáticas.
Dia 14
• Santa Rita. Instituição: Instituto Sandra Moraes e Centro Educacional Social e Cultural – CESC Coqueiral, para 120 crianças. Programação: atividades recreativas, oficina de dança, yoga para crianças, confecção/decoração de porta escova de dente com aplicação tópica de flúor, oficina de brigadeiro e alfajor no palito, cordel animado.
Dia 18
• Casa Amarela. Instituição: Centro Social Dom João Costa, com 60 crianças. Programação: recreação, exibição de curtas metragens, oficina de música, orientações de saúde bucal com aplicação de flúor.
• Petrolina. Instituição: Associação de Educação e Beneficência – Escola Madre Teresa de Saldanha, com 100 crianças. Programação: teatro, recreação aquática, atividades esportivas, sala de ciências e almoço.