Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Sesc promove mais uma edição do Festival de Artes Lagoa do Capim, em Belo Jardim

Sesc promove mais uma edição do Festival de Artes Lagoa do Capim, em Belo Jardim

  • Cultura

Belo Jardim terá uma semana de muita movimentação cultural neste mês de novembro. A cidade e região serão brindadas com mais um Festival de Artes Lagoa do Capim, evento idealizado pelo Sesc Ler Belo Jardim, que conta com apoio do Instituto Conceição Moura. A programação gratuita para todas as idades vai acontecer de segunda-feira (4) a sábado (9), com atividades no Sesc e em outras localidades.  

“É com muita alegria que vamos promover mais esta série de ações culturais, nesta cidade que respira as artes, por ser conhecida como a Terra dos Músicos. E ter o Instituto Conceição Moura como apoiador torna o festival ainda mais forte, pois entendemos que esta instituição preserva, respeita e se dedica a divulgar a produção artística não só da cidade, mas de toda a sua região”, ressalta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

A partir de “No Interior tem uma gente que cria”, citação da atriz e cordelista Ódilia Nunes, de Ingazeira, Sertão de Pernambuco, o Sesc Ler iniciou a montagem da programação, trazendo como referência a produção artística pernambucana do Agreste e Sertão, buscando investigar e valorizar as especificidades poéticas e estéticas destas regiões, desde seus ciclos de produção, aos nomes de seus artistas, individuais ou coletivos.

As ações envolvem diversas linguagens artísticas, começando nesta segunda-feira (4), às 10h, com o espetáculo “Eu Cá com Meus Botões”, da Cia. Tripé de Petrolina, no Sesc, que terá nova apresentação às 15h. Já o Artesanato Café & Cultura recebe, às 17h, o debate “Políticas para o desenvolvimento artístico no Interior de Pernambuco”, com representantes do Sesc PE, Sec. Municipal de Cultura, Instituto Conceição Moura e Conselho Municipal de Cultura.

O anfiteatro do Instituto Conceição Moura será palco da Mostra de Música Leão do Norte, a partir das 18h30, com shows do grupo Virgulados de Belo Jardim e do Coletivo Isso é Choro de PE. No mesmo local, às 20h, tem a apresentação de “Miudinho”, uma intervenção artística do Núcleo de Pesquisa em Dança do Sesc Ler Belo Jardim.

Na terça (5), acontece o espetáculo “RODA”, do Centro Cultural Sesc Garanhuns, às 10h e às 15h, na Escola Municipal Sebastião José. Às 15h30, a Cia. Pé de Vento do Sesc Arcoverde realiza a intervenção “Teatro Lambe Lambe”, na Praça Nossa Senhora da Conceição. Às 19h, a Praça dos Motoristas vira palco para a Mostra de Música Leão do Norte, que apresenta uma roda de Choro, com o Núcleo de Choro do IFPE Belo Jardim e o Coletivo Isso é Choro.

Na biblioteca da Faculdade de Belo Jardim (FBJ), acontece, às 19h30, o debate “Literatura e Território: o feminino na cidade”, com Elaine Lima, Mercês Costa, Bernardina Araújo e Viviane Reis, instrutora de atividades recreativas do Sesc Ler Belo Jardim. O Núcleo de Pesquisa em Dança do Sesc volta a se apresentar, às 20h, desta vez na Praça dos Motoristas.

O Coletivo Grão de Teatro de Belo Jardim abre a agenda da quarta (6), com o espetáculo “De Lá do Mar pra Cá, às 10h e às 15h, no Cine Teatro do Instituto Conceição Moura. Às 16h30, na Praça da Conceição, o Interior Coletivo de Belo Jardim realiza a intervenção urbana “Agora Era”. O professor de teatro do Sesc Ler Surubim, Igor Lopes, apresenta, às 17h30, a dissertação “As veias abertas do teatro pernambucano”, no Cine Teatro do Instituto Conceição Moura.

Na biblioteca da FBJ, o diretor e ator de teatro, José Manoel Sobrinho, e o presidente a Associação Cultural Cabras de Lampião de Serra Talhada, Anildomá Willians, promovem uma discussão sobre o tema “Literatura e Território: Emigrações interiores”, às 19h30.

Na quinta (7), às 10h e às 15h, acontece o espetáculo “Malassombros”, do Teatro de Retalhos de Arcoverde, no Cine Teatro do Instituto Conceição Moura. Às 16h, Mylene Ferreira, Bianca Quaresma e Mabel Amorim apresentam “Pé de Livro”, com a leitura de “Uirapuru – A Lenda do Pássaro Gente”, seguida da oficina de Origami, no Espaço Conceição Moura. Às 18h30, tem uma formação de Linogravura, com a Oficina Embuá Mara e Pombo (Caruaru), no Sesc Ler.

Neste mesmo dia, às 19h30, na biblioteca da FBJ, a mesa de conversa “Literatura e território: Atravessamentos Agreste e Sertão” será comandada pelos professores de Artes do Sesc PE Lucenilda Maria (Surubim), Wellington Martins (Buíque), Marcilene Pereira (Garanhuns), Hebert Adriano (Bodocó) e Juvêncio Amâncio (Belo Jardim).

O projeto “Um Escritor em Minha Escola” é a primeira atração da sexta (8). A escritora Caroline Arcoverde conversa com o público sobre sua obra e inspirações, na biblioteca do Sesc Ler, às 10h e às 15h. Nos mesmos horários, a atriz Stephany Metódio (Garanhuns ) apresenta “Luanda Ruanda”, no Cine Teatro do Instituto Conceição Moura. Às 16h, a Oficina Mara e Pombo promove uma Colagem de Lambe, nos bairros Cohab II e Cohab III.

O espaço Artesanato Café & Cultura recebe, às 17h, os artistas Odília Nunes, Djaelton Quirino, Caroline Arcoverde, Stephany Metódio e Alexandre Revoredo para uma roda de conversas sobre o tema “Ripa: No Interior tem uma gente que Cria”. E às 18h30, no anfiteatro do Instituto Conceição Moura, começam os shows musicais de Mirael Lima (Belo Jardim) e do grupo Cantoria CRUA (Garanhuns).

O sábado (9) será bem intenso, com as atividades concentradas no Sesc Ler Belo Jardim. Às 9h, na Sala de Música, tem a vivência “Minha história eu vou contar no pé do Baobá”, de Stephany Metódio. Às 12h, na Galeria de Artes da unidade, começa uma visitação guiada à exposição “Na Palma da Mão, Pequenas Ranhuras”, da Oficina Embuá Mara e Pombo. A biblioteca recebe, às 13h, o documentário Corpo-rua”, do Coletivo Poeira (Belo Jardim).

Três oficinas artísticas serão realizadas à tarde. Para jovens e adultos, tem a de “Costura Criativa”, com Regia Vieira (Belo Jardim), às 14h. No mesmo horário, para crianças, começa a formação “Abayomi”, com Rafaela Lima, do Quilombro Barro Branco. Às 15h, também para a criançada, Thalyta Monteiro (Belo Jardim) ensina “Experimentos com tinta e folhas”.

Às 16, a atriz Odília Nunes realiza a intervenção artística “Ester”, em diversos espaços da unidade. E às 17h, começa a festa de encerramento do Lagoa do Capim 2024, com a Mostra Vavá Vieira e a Filarmônica São Sebastião (Belo Jardim), a Orí Cia. de Dança (Caruaru), o Boi da Gente e o Forró Chapéu de Couro, ambos de Belo Jardim.

Serviço – Festival de Artes Lagoa do Capim

Realização: Sesc Ler Belo Jardim

Data: de 4 a 9 de novembro

Programação completa em https://sescpe.org.brInformações: (81) 99805-0071 (Whatsapp)

Foto: Lucas Santos/Maker Mídia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *