Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Setembro Amarelo alerta para prevenção do Suicídio

Setembro Amarelo alerta para prevenção do Suicídio

  • Saúde

O mês de setembro ganha a cor amarela em alusão a campanha “Setembro Amarelo”, uma criação do Centro de Valorização da vida – CVV, em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina, para chamar atenção para o suicídio. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a responsável por 700 mil mortes por ano no mundo. No Brasil cerca de 14 mil pessoas tiram a própria vida no ano, uma média de 38 casos por dia. 

Para a psicóloga Wenna Larissa, há como identificar e até prevenir o suicídio olhando para pessoas próximas com mais atenção.

“Geralmente não é um acontecimento que leva uma pessoa ao suicídio. Esse acontecimento pode vir como a gota d’água. Primeiro há pensamentos como: a vida não faz mais sentido, não vê mais esperança e nem conexão como mundo ou com as pessoas. A falta do diagnóstico e do tratamento pode levar a pessoa tirar a vida, por isso deve-se prestar atenção nas falas e nos comportamentos de quem está por perto”, explica.

Ainda de acordo com a psicóloga, é preciso proteger aquela pessoa que está pensando em suicídio. “Como a saúde mental está muito fragilizada, é importante evitar situações de risco, evitando deixar a pessoa sozinha, não deixar nada com sirva como uma arma”, alerta. 

A profissional comenta ainda que problemas como ansiedade e a depressão podem levar ao autoextermínio. Embora a sociedade acredite que “quem fala não faz”, aquela pessoa está dando sinais de que a saúde mental não vai bem. Por isso, é importante acolher, como destaca Wenna.  “Para ajudar uma pessoa próxima é acolhendo, escutando e direcionado para profissionais para realizar um tratamento adequado. A psicoterapia vem como um lugar de fala, onde o sujeito fala e se escuta, junto com as intervenções do psicólogo, não só a terapia, mas também o acompanhamento com um psiquiatra”.

O SUS oferece atendimento psicológico gratuito. Já o CVV possui uma central telefônica para ajudar 24 horas por dia com profissionais que podem ajudar em situações de tristeza e desespero. O número é o 188 para todo o território nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *