Nesta sexta-feira (7), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, vai celebrar e salvaguardar a tradição da ciranda, formando uma grande roda ao redor de quatro atrações, entre grupos tradicionais da cultura popular e as cenas mais contemporâneas da música recifense, no Pátio de São Pedro. A programação faz parte do Projeto Cultura que Toca no Pátio, que vem executando uma série de ações e articulações para a retomada cultural do Pátio, a exemplo das apresentações de agremiações da cultura popular aos domingos.
A programação começa às 17h30, com a apresentação da Ciranda do Egídio. Às 18h20, subirá ao palco a Ciranda Dengosa. A partir das 19h, Silvério Pessoa entra na roda para celebrar as tradições da cultura nordestina, com sua música cheia de referências aos ritmos e compositores nordestinos de todos os tempos, assegurando raízes ao futuro. A última atração da noite será a Ciranda Porto de Galinha, que se apresenta às 20h.
Com periodicidade mensal, a Ciranda no Pátio é uma iniciativa do poder público municipal e acontece na primeira sexta-feira do mês, resgatando uma programação tradicional, oferecida nos idos de 1970, feita de dança e música, tecida na oralidade e repassada literalmente de mão em mão, em um de seus palcos historicamente mais cativos.
Domingo – No domingo (9), o Pátio de São Pedro também será todo celebração cultural, com a apresentação de quatro grupos e agremiações, a partir das 13h30: Orquestra Trilha Nordestina, Cia de Dança Art Pernambucana, Tribo Taquaraci e Nação do Maracatu Porto Rico.
Além disso, os espaços culturais mantidos pela Prefeitura, a Casa do Carnaval, o Memorial Chico Science, o Memorial Luiz Gonzaga e o Museu de Arte Popular, estarão de portas abertas, das 13h às 16h, convidando a um passeio pelas tradições e pelas histórias da cultura pernambucana e de alguns de seus maiores protagonistas.