O Sistema CNA/Senar abre, de 18 de novembro de 2024 a 19 de janeiro de 2025, as inscrições para a 6ª edição do CNA Jovem, programa de desenvolvimento de lideranças para o setor agropecuário. Para participar, os candidatos devem ter entre 22 e 30 anos, vínculo com o setor agropecuário (como produtores rurais ou familiares), formação técnica ou superior completa e experiência em áreas ligadas ao agro. Interessados podem realizar o pré-cadastro no portal https://cnajovem.org.br e receberão por e-mail o link para efetivar a inscrição quando o período se iniciar.
O CNA Jovem visa identificar e capacitar jovens líderes em todo o país, promovendo uma nova geração empreendedora e preparada para a sucessão e inovação no agro. O programa conta com três fases: seletiva, regional e nacional.
Na fase seletiva, os candidatos farão uma prova objetiva sobre o Sistema CNA/Senar e o setor agropecuário, além de uma avaliação de habilidades comportamentais de liderança. Os aprovados seguem para a fase regional, onde participarão de oficinas e mentorias online com tutores e facilitadores, além de encontros presenciais nos estados para desenvolver iniciativas de impacto no agro local. Os jovens que se destacarem serão certificados por competências e poderão avançar para a fase nacional.
Na etapa nacional, os selecionados de todo o país participarão de novas oficinas, mentorias e encontros presenciais. É nessa fase que apresentarão projetos desenvolvidos ao longo do programa, voltados para fortalecer o setor agropecuário e enfrentar desafios propostos pelo Sistema CNA/Senar. Ao final, 10 jovens serão reconhecidos como destaques.
Em Pernambuco, o programa é promovido pelo Sistema FAEPE/SENAR, vinculado ao Sistema CNA/SENAR, com o objetivo de preparar jovens para assumir papéis de liderança em cooperativas, sindicatos e associações. “Precisamos de lideranças que sejam formadoras de opinião e defendam os interesses dos produtores locais. Pernambuco é referência em avicultura, fruticultura e cana-de-açúcar, e é essencial termos jovens líderes nesses setores,” afirma Crissanny Oliveira, coordenadora de Treinamentos do Senar-PE.