Pernambuco pode ter o melhor carnaval do mundo, mas foi Salvador que deu o pontapé para ser o carnaval mais seguro e ainda importando a tecnologia pernambucana da Startup Super NINA. Premiada nacionalmente com o Prêmio Empreendedor Social 2024 em São Paulo, a startup recifense já tem contratos firmados com duas importantes cidades nordestinas, Fortaleza(CE) e Salvador (BA), que despontam como os maiores PIBs da região Nordeste.
Na capital baiana, com grande sucesso no Festival Virada Salvador 2025, realizado de 27 a 31 de dezembro, a plataforma Super NINA, desenvolvido para mapear e combater a violência de gênero na mobilidade urbana e em áreas de grande circulação, conseguiu trabalhar a conscientização, prevenção e reduzir os números de violência de gênero durante os dias de evento e a prefeitura já negocia a expansão da plataforma Super NINA para o Carnaval de 2025.
De acordo com a Secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, Fernanda Lordelo, as ocorrências no réveillon foram mais baixas que as do ano anterior, já por conta da presença da tecnologia da Super NINA, que inibiu determinadas condutas de importunação sexual no espaço do evento. “Há sim, a grande possibilidade da Nina vir para o carnaval e também ficará atrelada ao nosso sistema de mobilidade, com ação nos ônibus de forma permanente”, pontuou a secretária, durante coletiva.
Durante o evento da virada em Salvador, a SPMJ registrou um caso de assédio, oito de importunação sexual e três de agressão física. As denúncias foram feitas diretamente no Centro de Atenção à Mulher, que funcionou de 19h às 7h todos os dias do evento. Nesse local, as vítimas receberam suporte psicológico, jurídico e orientações para outros órgãos de proteção à mulher. A expectativa é que no Carnaval, o Super Nina possa ajudar a facilitar as denúncias desse tipo.
Super NINA é uma Startup recifense que desenvolve tecnologia integrada para mapear e combater a violência de gênero na mobilidade urbana e em áreas de grande circulação de pessoas, é reconhecida pelo impacto social de sua iniciativa. A Super NINA oferece uma solução inovadora que utiliza dados para mapear pontos inseguros e facilitar o combate à importunação sexual, proporcionando mais segurança para pessoas no transporte público, em grandes eventos e em áreas de grande fluxo de pessoas.
Para a fundadora da Super NINA, Simony César, foi uma grande honra e responsabilidade começar o trabalho da NINA em grandes eventos em parceria com a Prefeitura de Salvador durante o Festival Virada e a expectativa para realizar o carnaval é ainda maior. “A gente trabalha pré, durante e pós-evento. Trabalhamos para proporcionar um evento seguro para todas as pessoas, por isso reforçamos campanhas educativas, alinhamos protocolos, treinamos agentes. Mas, na existência de casos de violência de gênero, nossos sistemas estarão disponíveis durante as cinco noites do evento para garantir maior celeridade na coleta dos casos e no encaminhamento às entidades competentes”, explicou Simony, destacando ainda que a parceria só foi possível graças ao empenho e prioridade em adotar ações deste tipo.
FORTALEZA – A startup recifense opera também em Fortaleza (CE) desde 2018 e lá foram responsáveis pela criação do Programa de Combate à Importunação Sexual no Transporte Público de passageiros da cidade