De acordo com o observatório nacional, a “Lua Azul” acontecerá nesta quarta-feira (30) e chegará ao seu ponto mais próximo em relação à Terra muito provavelmente às 22h36 (horário de Brasília) — a aproximadamente 357.181 km de distância. Todo mês um evento denominado de Perigeu – a Lua atinge um ponto em que está mais próxima da Terra – acontece, porém, esse evento irá mostrar uma das maiores e mais brilhantes fases da Lua em 2023.
Apesar do fenômeno se chamar ‘Lua Azul’ ou ‘Superlua Azul’, a tonalidade da cor do satélite natural da terra irá mudar. A cor da lua não vai ficar literalmente azul, mas uma brilhante luz amarela, laranja e branca. O termo ‘Lua Azul’ foi escolhido pois se trata da segunda lua cheia no mesmo mês – agosto. A outra aconteceu no dia 1º de agosto.
A Lua Azul nascerá às 17h06 desta quarta (30) e vai se pôr às 5h56 do dia seguinte. A olho nu, será possível visualizar as áreas mais claras, onde se concentram as crateras lunares, e as áreas mais escuras, onde estão os oceanos lunares – áreas planas e desérticas.
Por ser a segunda lua cheia do mês e estar em perigeu, o fenômeno recebe o nome popular de Superlua Azul. A próxima só ocorrerá em 31 de maio de 2026, mas em perigeu, ou seja, mais próxima da Terra, somente em 2037.