Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Talentos da Zona da Mata participam de exposição no Museu do Homem do Nordeste

Talentos da Zona da Mata participam de exposição no Museu do Homem do Nordeste

O Museu do Homem do Nordeste — que faz parte da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) — acolhe nesta quinta-feira (4), a exposição de artes plásticas produzidas por adolescentes de origem rural da Zona da Mata Norte de Pernambuco. A exposição Olhares Rurais: Memórias e Transformações no Campo é uma iniciativa que faz parte do Projeto Paleta Coletiva da ONG Giral.

As obras — repletas de cor, originalidade e criatividade — transmitem vivência e experiências desses jovens na rotina diária na zona rural. A tradição, os desafios e as esperanças do campo são retratados de forma autêntica, revelando um universo rico e aberto à reflexão de como cada um vê a própria realidade.

Nas oficinas de artes plásticas da Giral, os jovens participam de incursões e emersões nas comunidades rurais de Glória do Goitá (a 62 km do Recife). Os adolescentes são motivados a levar à sala de aula seus olhares sobre as pessoas, paisagens, atividades agrícolas e principalmente a rotina social e econômica do homem do campo em busca de sobrevivência, mesmo diante dos avanços tecnológicos que lhes permitem ter em casa televisão, internet e celulares.

O resultado é a pintura de 13 produções em acrílicas sobre telas 40 × 50 cm, dos artistas mirins de Beatriz Albuquerque, Djenify Oliveira, Gabrielle Ma¬as, Jacy Silva, Jhene y Ferreira, Júlia Costa, Kauan Santana, Laís Mirelle, Lohana Farias, Marcelo Caetano, Mikael Ferreira, Nycolle Ribeiro, Rita Bacelar.

A exposição, ao ser realizada no Museu do Homem do Nordeste (ícone da cultura no Brasil), estabelece um diálogo interessante entre o passado e o presente. As obras dos jovens artistas dialogam com o rico acervo do museu, que conta a história e a cultura do povo nordestino. Essa conexão entre gerações e entre diferentes formas de expressão artística enriquece a experiência do visitante, proporcionando uma imersão completa no universo cultural da região.

SERVIÇO:
Quando: quarta-feira, 4 de setembro.
Hora: às 9h
Onde: Museu do Homem do Nordeste — Fundaj Casa Forte, Recife.
Evento: Exposição Olhares Rurais: Memórias e Transformações no Campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *