A temporada de cruzeiros 2023/2024 ainda nem encerrou, mas já bateu o recorde de passageiros no Porto do Recife. Até a metade de abril, foram 20 navios com 26.822, entre passageiros e tripulantes, em Pernambuco. O número já é superior ao total de toda a temporada 2022/2023, que teve 26.718 pessoas.
E o recorde ainda será ampliado. Estão previstos mais dois navios até maio no Porto do Recife: Ambience, em 20 de abril, e o Costa Favolosa, em 8 de maio.
Nesta temporada, o destaque ficou para o navio Costa Fascinosa, que passou no Porto do Recife no dia 10 de abril. O cruzeiro veio do Rio de Janeiro com 3.829 pessoas a bordo, sendo 2.773 passageiros e 1.056 tripulantes. Em Pernambuco, houve o embarque de 476 e o desembarque de 484 passageiros. Em seguida, o navio seguiu para Las Palmas, na Espanha.
“A temporada de cruzeiros 2023/2024 tem apresentado números bem positivos. Houve um significativo incremento na economia e no turismo neste período para nosso Estado. A expectativa do Porto é de que movimente até R$ 20 milhões no nosso comércio. Tudo tem transcorrido com tranquilidade e segurança com o apoio de todas as autoridades responsáveis”, afirmou o presidente do Porto do Recife, Delmiro Gouveia.
O Porto do Recife, por sua localização e estrutura, é uma ótima parada para os cruzeiros. Sete navios vieram do exterior para Pernambuco, enquanto os outros saíram de cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Maceió e Ilhéus.
Todo o trabalho do Porto do Recife é realizado em conjunto com a Secretaria de Turismo do Estado, Secretaria de Defesa Social, Empetur, Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATUR), CTTU e Guarda Municipal para dar todo o conforto, segurança e estrutura para os turistas.
RECEPTIVO
A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, disponibiliza o CAT no Terminal Marítimo do Recife durante toda a Temporada de Cruzeiros. O posto estará funcionando enquanto os navios estiverem ancorados, com atendimento em português, inglês, espanhol e francês, realizados por atendentes qualificados da Empetur e da Prefeitura do Recife.
Além disso, os turistas fazem passeios na estadia pela capital pernambucana. Olinda, Marco Zero e museus são alguns dos pontos visitados.
SEGURANÇA
A CIATUR e o comando do 16° BPM informam que já foi definido seu esquema de reforço na segurança para a temporada de cruzeiros. Empregando o patrulhamento com policiais motorizados, montados a cavalos, a pé, e acompanhados de cães. Não apenas no Recife Antigo, onde os visitantes desembarcam, mas também nos principais destinos turísticos da área central da cidade, como a Casa da Cultura, Capela Dourada, Mercado de São José e Praça da Independência.