Nesta terça-feira (13), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizará uma audiência pública em Águas Belas, no Agreste, para debater o cadastramento biométrico no município. O evento acontecerá às 10h, na Câmara Municipal, localizada na Praça Manoel Borba, nº 10, no Centro.
Através da audiência, a Justiça Eleitoral em Pernambuco pretende ouvir a sociedade civil e obter a colaboração de lideranças políticas para mobilizar os eleitores a realizarem suas coletas biométricas nas unidades da Justiça Eleitoral. Para isso, é importante a participação de movimentos sociais, imprensa e demais pessoas e entidades interessadas em contribuir com a discussão.
A reunião é organizada pelo Grupo de Trabalho para Identificação Biométrica (GTIB) e será conduzida pelo diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos. Para participar, não é necessário inscrição prévia. Na ocasião, um formulário será distribuído para quem quiser participar ou tirar dúvidas.
Adotada desde 2008, a identificação biométrica torna o processo eleitoral ainda mais seguro ao evitar que uma pessoa vote no lugar de outra, assim como possibilita detectar eleitores registrados mais de uma vez no cadastro eleitoral.
Município receberá posto descentralizado
Desde a última sexta-feira (9), Águas Belas passou a contar com um posto temporário de atendimento para reforçar a coleta biométrica. A inauguração da unidade acontece como parte da campanha “Atualize”, lançada com o intuito de incentivar a biometria e aproximar os serviços eleitorais da população.
Equipado com três kits biométricos, o espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, na Sala do Arquivo Público Municipal (R. Coronel Constantino Salustiano, s/n, Centro), com atendimentos mistos: tanto por ordem de chegada, quanto por agendamento no site do TRE-PE. A nova unidade atua em conjunto com o Cartório Eleitoral da cidade.