Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

Última semana: Igbá Itan encerra circulação em Olinda com apresentações em terreiros

  • Cultura

Após percorrer escolas e terreiros de Olinda ao longo do mês, o espetáculo Igbá Itan entra em sua reta final. Idealizada e interpretada pela atriz e manipuladora Raquel Franco, a obra apresenta uma experiência sensorial que reconta histórias de orixás femininas por meio da linguagem do teatro lambe-lambe — números em miniatura e de curta duração. As duas últimas apresentações acontecem nesta sexta-feira (28) e sábado (29).

Na sexta (28), às 19h, crianças, jovens e adultos poderão assistir à montagem na Casa de Jurema Encanto das Águas (Avenida Flores do Campo, 21 – Fragoso). Com duração média de 10 minutos, as sessões são individuais e contemplam até 20 pessoas. Já a última apresentação será realizada no sábado (29), a partir das 16h, no Ilè Àsé Ògúnrínuwòlá (Rua Seis, 170 – 5ª Etapa Rio Doce). As sessões são gratuitas e abertas à comunidade.

Em cena, uma cabaça se transforma em pequeno espaço cênico para abrigar o universo simbólico construído pela artista. A partir dela, Raquel revela as awon itan (“histórias”, em iorubá) das divindades femininas da tradição iorubana, como os itans de Oxum, guardiã das águas doces, e de Yemanjá, das águas salgadas. Para a artista, a linguagem dialoga com o segredo: “Olhar pela fenda e nela ir descobrindo um pequenino mundo”, descreve.

Combinando manipulação e dramaturgia visual, Igbá Itan convida o público a um mergulho lúdico na força das narrativas que moldam a relação com a ancestralidade. Cada apresentação é íntima, delicada e guiada pela potência da oralidade. “Para as crianças, é como assistir a um desenho. Elas se sentem dentro da cabaça. Aos adultos, os sentimentos são diversos: encantamento, riso. Já tive muito choro também”, conta Raquel.

Em circulação há um ano, o espetáculo já percorreu cidades pernambucanas, como Glória do Goitá e Gravatá; Umarizal, no Rio Grande do Norte; e a capital São Luís, no Maranhão. O projeto é uma realização do Sistema Nacional de Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio da Secretaria de Patrimônio e Cultura da Prefeitura de Olinda.

Programação

28 de novembro (sexta-feira), às 19h
Casa de Jurema Encanto das Águas
Avenida Flores do Campo, 21 – Fragoso, Olinda

29 de novembro (sábado), às 16h
Ilè Àsé Ògúnrínuwòlá
Rua Seis, 170 – 5ª Etapa Rio Doce, Olinda

Serviço
Espetáculo “Igbá Itan: entre escolas e terreiros”
Data: 28 e 29 de novembro (consultar programação)
Duração: cerca de 10 minutos por pessoa
Classificação indicativa: Livre
Gratuito

Foto: Victor Talisson/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *