Pular para o conteúdo

Fique Sabendo PE

UPE celebra 60 anos de história, inovação e compromisso com Pernambuco

  • News

A Universidade de Pernambuco (UPE) celebra, em 2025, seus 60 anos de história, consolidada como uma das mais importantes instituições públicas de ensino superior do país. Com raízes profundas na formação acadêmica, na pesquisa científica, nas atividades de extensão, na inovação e na responsabilidade social, a UPE chega às seis décadas reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento humano, econômico e cultural de Pernambuco. A UPE é atualmente conduzida pela Reitora Profa. Socorro Cavalcanti e pelo Vice-Reitor Prof. José Roberto Cavalcanti, que lideram a gestão da instituição, em parceria com diretores que administram as 17 unidades de educação e três hospitais universitários. A celebração será realizada no dia 2 de dezembro (terça-feira), às 10h, no auditório Clélio Lemos, na Faculdade de Administração e Direito da instituição (FCAP).

A instituição nasceu a partir da união de diversas escolas de ensino superior e do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), constituindo-se na Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP) com a Lei Estadual nº 5.736, de 25 de novembro de 1965. Desde então, evoluiu para um modelo multicampi presente em todas as regiões do Estado, ampliando de forma contínua sua atuação e impacto.

Hoje, a UPE conta com 17 unidades de educação e 16 polos de educação a distância, responsáveis pela formação de profissionais em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional; três hospitais universitários: Centro Integrado Universitário de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco – Prof. Luiz Tavares (PROCAPE), que integram o Complexo Hospitalar e desempenham papel essencial tanto na formação dos estudantes quanto no atendimento à população via Sistema Único de Saúde; e quatro Escolas de Aplicação, localizadas no Recife, Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina, referência na educação básica pública.

A estrutura institucional inclui ainda o Instituto Confúcio, dedicado ao ensino da língua e da cultura chinesa, e o Instituto de Inovação Tecnológica, voltado à pesquisa aplicada, empreendedorismo e desenvolvimento de soluções tecnológicas de impacto. Os órgãos têm desenvolvido diferentes projetos, em parceria com o poder público e o setor privado, colaborando para o atendimento de diferentes demandas do país.

A UPE oferece atualmente mais de 65 cursos de graduação, além de 44 programas de pós-graduação stricto sensu e 119 cursos lato sensu, residências e MBAs. Ao longo de sua trajetória, tem formado gerações de profissionais nas áreas da saúde, engenharias, educação, tecnologia, gestão e diversas outras frentes estratégicas, com forte inserção social por meio de projetos de extensão que promovem cidadania e melhoria da qualidade de vida.

“A UPE tem se fortalecido a partir de um planejamento responsável, com amplos diálogos com diferentes setores da sociedade. Atualmente somos uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil, com índices que reforçam o compromisso da nossa comunidade acadêmica, que todos os dias tem trabalhado para o fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação”, enfatizou José Roberto Cavalcanti, Vice-reitor da UPE.

Com abrangência internacional e parcerias acadêmicas que recebem estudantes e pesquisadores de vários continentes, a UPE afirma-se como um polo de conhecimento e inovação que projeta Pernambuco no cenário nacional e global. Em diferentes países, a sua comunidade acadêmica, constituída por docentes, servidores técnicos e estudantes, efetivam projetos que reafirmam as potencialidades da instituição.

“A Universidade de Pernambuco é um patrimônio do Estado, com ações que impactam vários setores da sociedade. Em 60 anos de existência, a instituição tem se modernizado e acompanhado as exigências de uma sociedade cada vez mais complexa, com responsabilidades social, cultural, econômica e ambiental. Todo este trabalho não seria possível sem uma comunidade acadêmica comprometida, formada por servidores técnicos, docentes e estudantes, que representam uma das principais universidades públicas do Brasil”, pontuou Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.

Ao completar seis décadas, a Universidade de Pernambuco celebra conquistas, reconhece a sua história e renova seu compromisso com o futuro, reafirmando sua missão de oferecer educação pública de qualidade, fomentar ciência e tecnologia e contribuir para uma sociedade mais justa, inclusiva e desenvolvida.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *