No próxima sexta-feira (6), o 21º BPM realizará a formatura das turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) em Vitória de Santo Antão. De acordo com o professor Edmo Neves, vice-prefeito do município, uma excelente contribuição para a construção da cultura de paz na cidade.
“Tenho acompanhado esse trabalho da PM e posso assegurar que esse programa é muito importante e está bastante alinhada com o pensamento que nossa gestão vem implementando em nossa cidade. Sob a liderança do prefeito Paulo Roberto, temos um foco importante para a formação de cidadãos conscientes para as próximas gerações”, explica Neves.
De acordo com a PM, 732 alunos do ensino fundamental, matriculados em escolas da rede municipal de ensino receberam, ao longo de todo o ano, diversos treinamentos com foco em questões para a faixa etária deles, temáticas como por exemplo: o que fazer quando um estranho falar com uma criança; o combate ao bullying; a obediência à sinalização de trânsito; solidariedade entre amigos; socorro em situação de emergência; e, claro, o combate às drogas.
As aulas foram ministradas pelo soldado Danilo Félix, que é instrutor do PROERD no 21º BPM. A coordenação do projeto na cidade fica sob a responsabilidade dos Tenentes Bruno Henrique e Édson, sob o comando do Tenente Coronel Oliveira Costa, comandante do 21º Batalhão. O vice-prefeito, que é professor de formação, acredita veementemente que iniciativas como essas, em sala de aula, são fundamentais para a redução da violência em Vitória de Santo Antão, como a que vem sendo observada este ano.
“Precisamos parabenizar essa parceria da PM com a nossa gestão. Não basta prevenir a violência com ações na rua, essa iniciativa de vanguarda está plantando semente. As crianças vão se desenvolver sendo parceiras da polícia, vão crescer confiando no trabalho do bem, feito por esses heróis que nos protegem todos os dias”, comentou professor Edmo.
REDUÇÃO NOS HOMICÍDIOS – Os números divulgados pelo 21º Batalhão apontam que de janeiro a novembro de 2023 foram 63 assinados em Vitória de Santo Antão. Neste ano, até 18 de novembro, foram 37 homicídios. O que significa, ainda de acordo com os mesmos dados, uma redução de 41%, dos crimes violentos letais intencionais (CVLI), com 26 mortes a menos que o contabilizado no mesmo período já mencionado.